Avançar para o conteúdo principal

O Lado Doce da Europa – Viagem a Bruxelas: dia 2 e meio

Depois de uma noite de sono a recuperar do dia anterior (podem ler aqui sobre o dia 1), acordamos entusiasmadas com o dia livre que tínhamos pela frente. Fizemos o percurso dois minutos antes de adormecermos e em dois minutos programamos o dia. Ainda há um mito que as mulheres são complicadas, eu muito sinceramente acho que não.😁

Pequeno almoço tomado, dentinhos lavados, casaco vestido pusemo-nos a caminho do Atomium. Para minha surpresa estava um dia lindo, com muito sol e céu azul, nada típico desta cidade. Foi a minha terceira vez em Bruxelas mas nunca tinha apanhado sol. E não me queixo nada de ter levado roupa a mais. Foi muito melhor assim.

O Atomium foi construído em 1958 em Bruxelas no âmbito da Expo 58. Com 103 metros de altura, o Atomium representa um cristal elementar de ferro ampliado 165 milhões de vezes, com tubos que ligam as 9 partes formando 8 vértices. As esferas de ferro com cerca de 18 metros de diâmetro estão ligadas por tubos com escadas no seu interior com um comprimento de aproximadamente 35 metros.

É considerado por alguns um ícone nacional e eu acho que se vão a Bruxelas é um local de passagem obrigatória. Vale mesmo a pena tanto pela sua beleza e imponência exterior como depois lá dentro as vistas são fantásticas e as exposições itinerantes são sempre de grande qualidade.

A entrada custa 15 euros e podem ainda comprar um bilhete combinado para o Little Europe que é ali logo ao lado, mas meus queridos, esta foi uma viajem de meninas grandes e não houve desvios para atividades infanto-juvenis. Hehehe!

Daqui seguimos para a Avenida de la Toison D´Or. Para quem vai com disponibilidade de tempo e dinheiro esta avenida é um sonho. Está repleta de lojas para todos os gostos. Andamos por ali num entra e sai divertido que nem demos conta que a hora do almoço já tinha passado, fazia algumas horas.

Os almoços foram quase sempre no EXKi, uma cadeia de restaurantes internacional de restaurantes fast-casual "grab-and-go" saudáveis. Bom que bom. A comida é mesmo boa. Fica a sugestão!

Daqui fomos a pé para a Grand Place (1.6km) com passagem pelo Parc de Bruxelles ,e ainda com paragem obrigatória nas Galeries Royales. Logo depois rumo à Grande Place e consequente visita à estátua do “Manneken”.

O Hotel era ali perto e resolvemos descansar um pouco antes de irmos para o jantar, mas sobre este assunto vou falar num post à parte, porque é um restaurante de que gosto muito e que é tão bom que até começo a salivar só de pensar. Para além da boa comida estive em ótima companhia a matar saudades da Guida e da Gerry.

Fiquem por aí e se tiverem vontade de comentar não se sintam envergonhados.
Bom fim de semana.
Mafalda

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bodião no forno e a empreitada para deixar de comer peixe

O bodião é um peixe que se encontra facilmente na Madeira pois o seu habitat preferencial é  junto á costa em toda a orla rochosa, em locais com muitas algas e também dentro dos portos. A sua cor varia entre o vermelho e o castanho sendo que identifica se é fêmea ou macho, respetivamente. A sua carne é muito branca e densa e é dos peixes que mais gosto. Tem um sabor muito próprio que me leva à minha herança gastronómica. Em qualquer restaurante de peixe há bodião. Normalmente é feito grelhado ou então em filetes fritos. A minha opção de fazer no forno foi por ser mais rápido e também por gostar muito de peixe assado. E vá… porque queria testar esta receita :D Pré-aquecer o forno a 200º. Comecei por fazer o tempero do peixe: Numa trituradora juntei: -6 tomates secos - 2 dentes de alho - 1 pitada de sal - uma mão cheia de mistura de especiarias - duas mãos cheias de manjericão fresco - azeite e vinagre Tudo triturado até ficar uma pasta. Coloquei os peixes num tab

Porque é que risquei o fiambre da minha lista de compras?

Muitos de vocês já devem saber a resposta a esta pergunta mas hoje vou falar um bocadinho deste assunto. Não esperem de mim grandes fundamentalismos ou mesmo reprovação a comportamentos. Vou dar a minha opinião esclarecida sobre o assunto com uma dica ou sugestão de alternativa alimentar a este produto. Vamos então ver como é composto o fiambre. E vou dar um exemplo dum dito fiambre “bom”, o de perú: Lista de ingredientes: Peito de peru (53 %), água, sal, amido, estabilizador (E420), dextrose, lactose, proteínas do leite, emulsionantes (E451, E450), aromas, açúcar, gelificantes (E407, E415, E412), intensificador de sabor (E621), antioxidante (E316), cloreto de potássio, aroma de fumo, conservante (E250). Cobertura decorativa: água, gelatina de suíno, corante (E150). Pode conter vestígios de: soja. Informação retirada do produtor: Ver outras informações . Assim sendo: temos duas vezes no mesmo alimentos adição de dois açúcares (Dextrose + Sacarose), Sal e com os seguintes &

Papas de aveia no forno com frutos vermelhos e o dia do Obrigado!

Umas das resoluções que fiz para o ano de 2018 é fazer com que os meus filhos sejam mais “fáceis” de contentar saindo dos pequenos-almoços tradicionais com cereais e pão. Eu esforço-me acreditem. Tento sempre fazer com que a comida mais saudável saiba bem porque sei muito bem que comer só por comer não adianta de muito e não muda hábitos. Já tinha tentado as papas de aveia com banana e canela , mas não correu nada bem. Como disse na altura, não vou desistir e vou continuar a dar o melhor de mim. As papas de aveia no forno são uma boa opção para mim, porque as faço na véspera e depois guardadas em local fresco aguentam pelo menos uns 3/4 dias. Vi esta receita no blogue do Casal Mistério e pareceu-me muito bem para uma nova tentativa de papas de aveia. Ingredientes Secos - 2 chávenas de flocos de aveia; - 1 colher de chá de fermento; - 1 colher de chá de canela (eu devo ter posto mais); - 1 pitada de sal; - 1 colher de sopa de açúcar de coco Ingredientes líquidos