Avançar para o conteúdo principal

Asinhas no forno por engano


Olá a todos, espero que se encontrem bem e em segurança. Agora que o Verão chegou em modo está calor meia hora por dia, temos mesmo de nos agarrar às coisas boas da vida que são, ou melhor, que é, ter saúde! Ora pois já sabem que é isto que vos venho dizendo.

Enfim, enfim, esta cabeça já foi boa, continua a ser, mas de vez em quando prega-me partidas. Bem que eu achei que aquelas pernas e coxas de frango estavam muito baratas e sabem porque estavam baratas? Porque não eram coxas nem pernas de frango, mas sim asas.

Não tenho nada contra e gosto muito de as comer. Normalmente faço-as com molho de soja e deixo-as marinar durante pelo menos 24 horas (podem ver aqui a receita). No entanto, estavam congeladas e de manhã quando sai de casa tirei-as do congelador para irem fazendo o seu processo de descongelamento lentamente. 

Quando ao final do dia abro o vácuo dou-me conta que as coxas estavam com um formato diferente e caramba… não tinha mais nada para aquela refeição. 

Isto seria um problema caso eu não tivesse ingredientes em casa e ideias na cabeça. Deu-me um pouco mais de trabalho, mas consegui fazer com que as asas dessem para essa refeição e sobrassem para o dia seguinte.

O que vos quero dizer como mensagem “mantra” é que não fiquem bloqueados ou danados se o plano sai ao lado. É muito importante ter uma boa organização das mercearias e temperos e ideias. Mas essas ideias, caso vos faltem, cá estou eu para vos dar. 

Então como fiz:

Cozi as asas em água, sal, folha de louro, grãos de pimenta preta e alguns dentes de alho (isto porque queria ter um caldinho rico que uso depois para cozinhar arroz, quinoa, bulgur, sopas, etc…)

Depois de levantar fervura deixei cozinhar por uns 20 minutos.

Retirei da água e deixei arrefecer pois queria retirar-lhes a pele.

Enquanto decorria este último processo liguei o forno a 200º. Num tabuleiro de ir ao forno, forrei com uma folha de papel vegetal onde fui dispondo as asas cozidas já sem pele.

Agora os temperos:

Quando queremos sabores bons e rápidos temos de pensar no seguinte: sal, ácido, doce, sabor extra. Este equilíbrio salva-nos os dias e os cozinhados de emergência.

Assim sendo temperei as asas com:

Sal: molho de soja

Ácido: Vinagre balsâmico de sidra (pode ser outro vinagre ou sumo de limão)

Doce: Xarope de Ácer (pode ser mel ou agave)

Sabor extra: Preparado de pimenta dos Açores (Pimenta da terra)

Deixei de temperadas deixei-as estar a receber o tempero durante o tempo do forno estar bem quentinho (uns 15 minutos) e antes de colocar o tabuleiro no forno coloquei umas batatinhas salteadas que tinham sobrado de outra refeição.

O tempo de forno é pouco pois os ingredientes já estão cozinhados é apenas para ganharem cor e ficarem com uma textura mais crocante. (Diria eu uns 15 minutos).

Por fim, e que fica sempre bem, polvilhei com coentros picados na hora.

E é isto! Servi com salada e foi refeição daquelas que mereceu elogio.

Fica a minha dica para os cabeças no ar e para todos os que às vezes não têm ideias para refeições boas e simples. 

Espero que experimentem e gostem desta sugestão.

Tenham um bom fim de semana.

Mafalda

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bodião no forno e a empreitada para deixar de comer peixe

O bodião é um peixe que se encontra facilmente na Madeira pois o seu habitat preferencial é  junto á costa em toda a orla rochosa, em locais com muitas algas e também dentro dos portos. A sua cor varia entre o vermelho e o castanho sendo que identifica se é fêmea ou macho, respetivamente. A sua carne é muito branca e densa e é dos peixes que mais gosto. Tem um sabor muito próprio que me leva à minha herança gastronómica. Em qualquer restaurante de peixe há bodião. Normalmente é feito grelhado ou então em filetes fritos. A minha opção de fazer no forno foi por ser mais rápido e também por gostar muito de peixe assado. E vá… porque queria testar esta receita :D Pré-aquecer o forno a 200º. Comecei por fazer o tempero do peixe: Numa trituradora juntei: -6 tomates secos - 2 dentes de alho - 1 pitada de sal - uma mão cheia de mistura de especiarias - duas mãos cheias de manjericão fresco - azeite e vinagre Tudo triturado até ficar uma pasta. Coloquei os peixes num tab

Porque é que risquei o fiambre da minha lista de compras?

Muitos de vocês já devem saber a resposta a esta pergunta mas hoje vou falar um bocadinho deste assunto. Não esperem de mim grandes fundamentalismos ou mesmo reprovação a comportamentos. Vou dar a minha opinião esclarecida sobre o assunto com uma dica ou sugestão de alternativa alimentar a este produto. Vamos então ver como é composto o fiambre. E vou dar um exemplo dum dito fiambre “bom”, o de perú: Lista de ingredientes: Peito de peru (53 %), água, sal, amido, estabilizador (E420), dextrose, lactose, proteínas do leite, emulsionantes (E451, E450), aromas, açúcar, gelificantes (E407, E415, E412), intensificador de sabor (E621), antioxidante (E316), cloreto de potássio, aroma de fumo, conservante (E250). Cobertura decorativa: água, gelatina de suíno, corante (E150). Pode conter vestígios de: soja. Informação retirada do produtor: Ver outras informações . Assim sendo: temos duas vezes no mesmo alimentos adição de dois açúcares (Dextrose + Sacarose), Sal e com os seguintes &

Papas de aveia no forno com frutos vermelhos e o dia do Obrigado!

Umas das resoluções que fiz para o ano de 2018 é fazer com que os meus filhos sejam mais “fáceis” de contentar saindo dos pequenos-almoços tradicionais com cereais e pão. Eu esforço-me acreditem. Tento sempre fazer com que a comida mais saudável saiba bem porque sei muito bem que comer só por comer não adianta de muito e não muda hábitos. Já tinha tentado as papas de aveia com banana e canela , mas não correu nada bem. Como disse na altura, não vou desistir e vou continuar a dar o melhor de mim. As papas de aveia no forno são uma boa opção para mim, porque as faço na véspera e depois guardadas em local fresco aguentam pelo menos uns 3/4 dias. Vi esta receita no blogue do Casal Mistério e pareceu-me muito bem para uma nova tentativa de papas de aveia. Ingredientes Secos - 2 chávenas de flocos de aveia; - 1 colher de chá de fermento; - 1 colher de chá de canela (eu devo ter posto mais); - 1 pitada de sal; - 1 colher de sopa de açúcar de coco Ingredientes líquidos