O Rui Reininho diz que servem para voar e tem razão. Leiam até ao fim e comprovem que também tenho 1/2 dose de razão.✋
Asinhas de frango com sabores asiáticos. Que bom! Sabem tão bem e são uma alternativa ao frango “normal”, ou seja, frango inteiro, perna ou coxa. Tem ainda a vantagem de serem económicas, uma embalagem e 6 asas fica por 1,36€ (foi o que paguei). Para uma família de quatro como a minha, e como a malta come bem, comprei três embalagens e das 18 asinhas sobraram quatro para o dia seguinte.
O que faz a diferença neste petisco é o tempo que fica a marinar. Sugiro pelo menos 24 horas sendo que até às 72 horas só ficam a ganhar.
Vamos lá começar.
Coloquem as asinhas de frango num tupperware, depois cubram com molho de soja. O restante tempero é: sumo de lima, citronela - o bolbo e as folhas (na Madeira chama-se caninha), talos de coentros, uma malagueta, alhos, gengibre fresco e mel de abelha.
Como saber as quantidades? Comecem sempre por menos, provem e depois vão acrescentado ao vosso gosto. Vou só dar uma indicação, usei sumo de duas limas, 5 dentes de alho, um polegar e gengibre, uma malagueta e umas 4 colheres de mel. Confiem no vosso paladar.
Envolvi bem, tapei e deixei no frigorífico de um dia para o outro.
No dia de assar as asinhas pré-aqueci o forno a 200º enquanto forrava um tabuleiro com folha de papel vegetal e onde dispus as asas. Tenham atenção para não ficarem sobrepostas.
Coei a marinada para uma frigideira que deixei em lume médio. Esta marinada vai se transformar num molho pegajoso e delicioso que depois pus por cima das asinhas assadas.
Para tal vão ter de deixar reduzir. O que é reduzir? É fazer com que o molho engrosse. O tempo vai variar de casa para casa. Fiquem atentos e vão mexendo até à consistência desejada.
As asinhas basta pô-las no forno por uns 25 minutos ou até estarem com a pele estaladiça. Vão deitando o olho.
Dispus numa travessa grande, reguei com o molho e comemos com as mãos. O único acompanhamento foi uma salada de alface e que nem fez assim tanta falta.
Espero que gostem e espero que experimentem porque vão apreciar.
Aqui fica o link para as "Asas Eléctricas" dos GNR.
Bom fim-de-semana.
Mafalda
Olá! Confesso que não gosto muito de asas mas estas têm bom aspecto. Há forma de fazê-las sem a pele? É que sempre ouvi dizer que faz mal comê-la.
ResponderEliminarObrigado
Cirilo, as asas têm má fama há muito tempo. Dizem os entendidos na matéria que é a zona do corpo da galinha que retém maior quantidade de hormonas, daí ser um dito tradicional que era bom para fazer crescer as maminhas (bom para as raparigas mau para os rapazes). A minha opinião é que se comidas muito espaçadamente fazem o bem ou o mal que outros pratos e alimentos fazem. Quanto à pele é possível retirar depois de confecionadas. Antes é difícil pois haverá muito desperdício. Para terminar gostava de te deixar o desafio de provar com a pele estaladiça. Quando o fizeres depois diz! ;)
Eliminar