Avançar para o conteúdo principal

Cavalas com molho de “vilhão”

Ou em inglês “mackerel with vilon sauce” (tradução livre da minha autoria).
Seja em que língua for, esta forma de comer a cavala é das minhas preferidas e este molho tão típico da minha terra, se bem equilibrado, penso que está no nível de molho de categoria internacional, e caso nos descubram os alienígenas, será elevado a molho de referência entre galáxias. Digo eu, sei lá!

Pronto, pronto, já parei e voltei à terra. Não sei se conseguem perceber no discorrer das minhas palavras, mas, por vezes, entusiasmo-me e se não paro começo a divagar em catadupa.

Voltemos à cavala e à forma como a fiz. Devo dizer que estavam boas que boas e se tivesse feito o dobro da quantidade tinham ido todas, sem dó nem piedade.

Para estas cavalas inspirei-me na receita original, claro, e no programa “Comtradição” do Chefe Henrique Sá Pessoa e que partilho agora com vocês.

O que vão precisar (referência 4 pessoas que comem bem):


- 4 filetes de cavala (grandes)
- 2 cebolas grandes cortadas às rodelas (depende do vosso gosto, podem por menos ou mais)
- 4 dentes de alho laminados
- uma mão cheia de salsa picada
- 1 chávena de chá de vinagre de vinho branco
- 1 chávena de chá de vinho Madeira
- sal
- pimenta
- azeite
-orégãos

Como fiz:


As cavalas já vieram em filetes e bem arranjadas, no entanto, eu ainda lhes tirei as espinhas do meio e todas as outras, ficando um filete limpo. Dá um bocadinho de trabalho, mas o resultado final é sempre compensador. Tenho uma pinça que comprei numa loja de acessórios de cozinha e dá um jeitão para ajudar neste processo de tirar as espinhas ao peixe.

Num tabuleiro onde coubessem as cavalas preparei a marinada.
Para a Marinada juntem todos os ingredientes menos o azeite.


Mergulhem as cavalas e deixem estar por 45 minutos a ganhar todo o sabor da marinada.
Aqui é que varia entre o tradicional e o que vi no programa do Chefe Henrique Sá Pessoa.

A receita tradicional diz para deixar marinar pelo menos 4 horas. O Chefe Henrique fala em 20 minutos pois refere que a cavala é um peixe muito sensível e que tanto tempo a marinar destrói a sua carne. Faz sentido. Eu achei que o tamanho dos meus filetes deveria marinar 45 minutos. E não me enganei.

Depois dos 45 minutos a marinar, escorrer bem as cavalas e secá-las com papel absorvente. É importante quando se frita o peixe este estar bem seco. Faz toda a diferença.
Coloquei um fio de azeite numa frigideira e coloquei as cavalas com a pele para baixo. Estas precisam de muito pouco tempo de cozedura. Diria que uns 3 minutos com a pele para baixo e depois virar e deixar uns 40 segundos. É suficiente!


Reservar.
Entretanto escorrer bem a cebola, o alho e a salsa e picá-los. Podem passar este passo e deixar a cebola em pedações maiores, fica ao vosso gosto.
Colocar a cebola na frigideira onde fritamos a cavala e mexer bem. Não queremos que ela cozinhe, por isso passado um minuto acrescente o molho da mariana e deixe ferver. Nesta altura adicione azeite por forma a emulsionar o molho. Caso tenha dúvidas prove-o, é sempre a melhor forma de saber se está tudo certo.


Agora é colocar o molho por cima das cavalas e levar para a mesa ainda quentinho.

Podem acompanhar com umas batatinhas cozidas e uma salada que vai muito bem!

Espero que tenham gostado da sugestão, que experimentem e se quiserem partilhem comigo que gosto de saber.

As cavalas vieram da Peixaria do Sérgio.

Alguma dúvida é só dizer.

Beijos,
Mafalda

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bodião no forno e a empreitada para deixar de comer peixe

O bodião é um peixe que se encontra facilmente na Madeira pois o seu habitat preferencial é  junto á costa em toda a orla rochosa, em locais com muitas algas e também dentro dos portos. A sua cor varia entre o vermelho e o castanho sendo que identifica se é fêmea ou macho, respetivamente. A sua carne é muito branca e densa e é dos peixes que mais gosto. Tem um sabor muito próprio que me leva à minha herança gastronómica. Em qualquer restaurante de peixe há bodião. Normalmente é feito grelhado ou então em filetes fritos. A minha opção de fazer no forno foi por ser mais rápido e também por gostar muito de peixe assado. E vá… porque queria testar esta receita :D Pré-aquecer o forno a 200º. Comecei por fazer o tempero do peixe: Numa trituradora juntei: -6 tomates secos - 2 dentes de alho - 1 pitada de sal - uma mão cheia de mistura de especiarias - duas mãos cheias de manjericão fresco - azeite e vinagre Tudo triturado até ficar uma pasta. Coloquei os peixes num tab

Porque é que risquei o fiambre da minha lista de compras?

Muitos de vocês já devem saber a resposta a esta pergunta mas hoje vou falar um bocadinho deste assunto. Não esperem de mim grandes fundamentalismos ou mesmo reprovação a comportamentos. Vou dar a minha opinião esclarecida sobre o assunto com uma dica ou sugestão de alternativa alimentar a este produto. Vamos então ver como é composto o fiambre. E vou dar um exemplo dum dito fiambre “bom”, o de perú: Lista de ingredientes: Peito de peru (53 %), água, sal, amido, estabilizador (E420), dextrose, lactose, proteínas do leite, emulsionantes (E451, E450), aromas, açúcar, gelificantes (E407, E415, E412), intensificador de sabor (E621), antioxidante (E316), cloreto de potássio, aroma de fumo, conservante (E250). Cobertura decorativa: água, gelatina de suíno, corante (E150). Pode conter vestígios de: soja. Informação retirada do produtor: Ver outras informações . Assim sendo: temos duas vezes no mesmo alimentos adição de dois açúcares (Dextrose + Sacarose), Sal e com os seguintes &

Papas de aveia no forno com frutos vermelhos e o dia do Obrigado!

Umas das resoluções que fiz para o ano de 2018 é fazer com que os meus filhos sejam mais “fáceis” de contentar saindo dos pequenos-almoços tradicionais com cereais e pão. Eu esforço-me acreditem. Tento sempre fazer com que a comida mais saudável saiba bem porque sei muito bem que comer só por comer não adianta de muito e não muda hábitos. Já tinha tentado as papas de aveia com banana e canela , mas não correu nada bem. Como disse na altura, não vou desistir e vou continuar a dar o melhor de mim. As papas de aveia no forno são uma boa opção para mim, porque as faço na véspera e depois guardadas em local fresco aguentam pelo menos uns 3/4 dias. Vi esta receita no blogue do Casal Mistério e pareceu-me muito bem para uma nova tentativa de papas de aveia. Ingredientes Secos - 2 chávenas de flocos de aveia; - 1 colher de chá de fermento; - 1 colher de chá de canela (eu devo ter posto mais); - 1 pitada de sal; - 1 colher de sopa de açúcar de coco Ingredientes líquidos