Avançar para o conteúdo principal

O que é regional é bom! O que é familiar ainda melhor!



A minha natureza curiosa e sempre atenta a produtos de qualidade fez-me chegar ao stand 46 do Mercado dos Lavradores. Sendo o mais sincera possível eu já conhecia o Roberto Câmara, proprietário da Ervanária e Produtos Biológicos, mas de outras “vidas”. Fomos colegas na função pública mas depois ele seguiu outro caminho. Soube que estava a trabalhar no Mercado. Passei por lá uma vez, vi as ervas que tinha e na altura e fiquei com muito boa impressão dos produtos que ali encontrei.

Mas o tempo passa que nem damos conta. Entre uma visita e a que fiz e no passado sábado devem ter passado uns 6 anos. Na minha "voltinha" ao mercado resolvi fazer-lhe uma visita que já estava programada, há muito tempo. Se já tinha ficado bem impressionada anos atrás, desta vez foi ainda melhor.

Não só aumentou o seu espaço como aumentou a oferta de produtos. É de perder a cabeça e a única coisa que vos posso aconselhar é que passem por lá, façam-lhe uma visita e deliciem-se com a variedade de artigos que irão encontrar.

Para além disso o Roberto (que já vos vou apresentar melhor) explica pormenorizadamente os produtos que pretendemos adquirir e isso faz toda a diferença. Se vos posso deixar uma sugestão é esta:

amanhã é sábado, dia de ir ao mercado!

Vou então falar-vos um bocadinho da

Roberto José Andrade Câmara
Ervanária e Produtos Biológicos


Roberto José Andrade Câmara dedica-se à comercialização e preparação de plantas
aromáticas e medicinais, a arte de secar, preparar e embalar as plantas foi herdada da sua família que já desenvolve a sua atividade na área à mais de 50 anos e estabeleceu-se desde o inicio no mercado dos lavradores.

 Inicialmente o negócio centrava-se na comercialização de ervas no domínio da etnofarmacologia madeirense, mas, com a emergente popularidade da componente aromática na gastronomia global e com o declínio da atração do mercado dos lavradores para os consumidores regionais, o negócio tem prosperado mais nesta última componente aromática.

Atualmente tem duas linhas distintas de produtos. As ervas para infusões aromáticas
que tem sido a sua trademark ao longo dos anos e que se orgulham de apresentar ao
cliente uma variedade muito de extensa de ervas regionais. Tem ainda as especiarias
que complementam a componente aromática na cozinha. Para completar estas ofertas, oferecem aos clientes a possibilidade de adquirir misturas (de ervas ou especiarias) preparadas por si que vão de encontro à dieta e tradição regional.

A gestão do negócio bem como a produção restringe-se a um domínio familiar que conta com know-how e expertise de 3 gerações e várias décadas na indústria alimentar e da medicina alternativa, e isto confere-lhes uma visão bastante abrangente das constantes mutações de mercado e uma mais valia na contratação de novos fornecedores (regionais ou estrangeiros) quando a incrementos na procura de determinados artigos/produtos, e assim assegurar a estabilidade e continuidade do seu negócio.

Comercializam produtos regionais de qualidade e completamos a componente aromática com uma oferta muito ampla em especiarias oriundas de várias partes do mundo. O mercado tem beneficiado do fenómeno da globalização na dieta alimentar e atualmente a nossa oferta está virada para a componente aromática.

Espero que tenham ficado curiosos. Fiquem também a saber que terei produtos do Roberto no meu Workshop de Cozinha: Queijo: a Estrela da Festa, que decorrerá no dia 1 de dezembro, às 11h30 no Museu da Casa da Luz.

http://www.mafabulouscook.pt/2018/11/workshop-de-natal-queijo-estrela-da.html

Gosto tanto de partilhar convosco coisas boas.
Ah já me esquecia! O Stand 46 é ao cimo da escadaria do lado esquerdo se estiverem e frente para a lota.
Bom-fim-de-semana.

Mafalda

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bodião no forno e a empreitada para deixar de comer peixe

O bodião é um peixe que se encontra facilmente na Madeira pois o seu habitat preferencial é  junto á costa em toda a orla rochosa, em locais com muitas algas e também dentro dos portos. A sua cor varia entre o vermelho e o castanho sendo que identifica se é fêmea ou macho, respetivamente. A sua carne é muito branca e densa e é dos peixes que mais gosto. Tem um sabor muito próprio que me leva à minha herança gastronómica. Em qualquer restaurante de peixe há bodião. Normalmente é feito grelhado ou então em filetes fritos. A minha opção de fazer no forno foi por ser mais rápido e também por gostar muito de peixe assado. E vá… porque queria testar esta receita :D Pré-aquecer o forno a 200º. Comecei por fazer o tempero do peixe: Numa trituradora juntei: -6 tomates secos - 2 dentes de alho - 1 pitada de sal - uma mão cheia de mistura de especiarias - duas mãos cheias de manjericão fresco - azeite e vinagre Tudo triturado até ficar uma pasta. Coloquei os peixes num tab

Porque é que risquei o fiambre da minha lista de compras?

Muitos de vocês já devem saber a resposta a esta pergunta mas hoje vou falar um bocadinho deste assunto. Não esperem de mim grandes fundamentalismos ou mesmo reprovação a comportamentos. Vou dar a minha opinião esclarecida sobre o assunto com uma dica ou sugestão de alternativa alimentar a este produto. Vamos então ver como é composto o fiambre. E vou dar um exemplo dum dito fiambre “bom”, o de perú: Lista de ingredientes: Peito de peru (53 %), água, sal, amido, estabilizador (E420), dextrose, lactose, proteínas do leite, emulsionantes (E451, E450), aromas, açúcar, gelificantes (E407, E415, E412), intensificador de sabor (E621), antioxidante (E316), cloreto de potássio, aroma de fumo, conservante (E250). Cobertura decorativa: água, gelatina de suíno, corante (E150). Pode conter vestígios de: soja. Informação retirada do produtor: Ver outras informações . Assim sendo: temos duas vezes no mesmo alimentos adição de dois açúcares (Dextrose + Sacarose), Sal e com os seguintes &

Papas de aveia no forno com frutos vermelhos e o dia do Obrigado!

Umas das resoluções que fiz para o ano de 2018 é fazer com que os meus filhos sejam mais “fáceis” de contentar saindo dos pequenos-almoços tradicionais com cereais e pão. Eu esforço-me acreditem. Tento sempre fazer com que a comida mais saudável saiba bem porque sei muito bem que comer só por comer não adianta de muito e não muda hábitos. Já tinha tentado as papas de aveia com banana e canela , mas não correu nada bem. Como disse na altura, não vou desistir e vou continuar a dar o melhor de mim. As papas de aveia no forno são uma boa opção para mim, porque as faço na véspera e depois guardadas em local fresco aguentam pelo menos uns 3/4 dias. Vi esta receita no blogue do Casal Mistério e pareceu-me muito bem para uma nova tentativa de papas de aveia. Ingredientes Secos - 2 chávenas de flocos de aveia; - 1 colher de chá de fermento; - 1 colher de chá de canela (eu devo ter posto mais); - 1 pitada de sal; - 1 colher de sopa de açúcar de coco Ingredientes líquidos