Quem tem um ovo no frigorífico tem uma refeição quase pronta, quem tem um ovo e um frango assado tem um banquete!
Este raciocínio em forma de brincadeira é para vos falar deste tipo de comida que é sempre uma refeição saudável e saborosa com a particularidade de ser um mundo infinito de possibilidades na utilização das sobras.
O frango assado no forno é muito simples de fazer. Basta fazer uma cama de vegetais temperar o frango com sal e pimenta fio de azeite e colocar no forno durante o tempo necessário. Um frango inteiro cerca de uma hora, partes mais pequenas entre 30 a 40 minutos.
Mas como estar sempre a usar os mesmos sabores acaba por ser monótono, experimentei um tempero diferente a ver se resultava usando alguns ingredientes que estão no meu frigorífico e que não uso com regularidade. Resultou e vou partilhar convosco.
Frango assado com cobertura de miso
Ingredientes
Para a cobertura:
- 1 colher de sopa de miso escuro
- meia chávena de chá de óleo de sésamo
- 5 colheres de sopa de vinagre de arroz
- 1 colher de sopa de açúcar de coco
(aqui as quantidades podem variar, provem a paste e vejam se gostam mais de ácido – mais vinagre- mais doce – mais açúcar, menos ácido – mais óleo…)
Para a cama:
- 3 limões
- 2 cabeças de alho
- 8 fatias de gengibre
- um ramo de alecrim
Para o frango:
- 5 coxas de frango
- 5 pernas de frango
- sal
- pimenta preta
Como fiz:
Pré-aqueci o forno a 220º.
Deixei o frango num banho de um dia para o outro (vejam aqui como se faz) mas se não tiverem tempo ou se não gostarem de comer a pele, que é onde vai estar todo o sabor da cobertura, temperem bem o frango para não ficarem com um bocado de carne sem sabor.
Numa taça misturei o miso, o óleo de sésamo, o vinagre de arroz e o açúcar até formar uma pasta homogénea.
Forrei um tabuleiro de ir ao forno com uma folha de papel vegetal e coloquei o limão às rodelas, as cabeças de alho cortadas em metade, as fatias de gengibre e o alecrim.
Por cima desta cama coloquei as coxas e as pernas do frango. Com a ajuda de um pincel de cozinha, cobri todos os pedaços com a mistura de miso (de um lado e do outro). É importante que a pele fique para cima quando vai ao forno a cozinhar.
E é isto!
Coloquei no forno durante 35 minutos e depois desliguei-o e deixei ficar mais uns 10 minutos lá dentro. Este tempo é relativo, vai depender do vosso forno. É importante que espetem uma faca na carne junto ao osso. Se sair um líquido cor de rosa é porque não está cozinhado. Deixem ficar um bocadinho mais no forno. O aroma que fica no ar é também um bom indicador.
Podem adicionar sementes de sésamo e cebolinho picado que vai dar um toque mais asiático a este frango. O aspeto “queimado” é só um engano, porque a cobertura de miso é escura.
O que sobrar guardem e no dia seguinte sejam criativos!
Espero que gostem da sugestão.
Beijos,
Mafalda
Comentários
Enviar um comentário