Avançar para o conteúdo principal

Frango assado com cobertura de miso


Quem tem um ovo no frigorífico tem uma refeição quase pronta, quem tem um ovo e um frango assado tem um banquete!

Este raciocínio em forma de brincadeira é para vos falar deste tipo de comida que é sempre uma refeição saudável e saborosa com a particularidade de ser um mundo infinito de possibilidades na utilização das sobras.

O frango assado no forno é muito simples de fazer. Basta fazer uma cama de vegetais temperar o frango com sal e pimenta fio de azeite e colocar no forno durante o tempo necessário. Um frango inteiro cerca de uma hora, partes mais pequenas entre 30 a 40 minutos.

Mas como estar sempre a usar os mesmos sabores acaba por ser monótono, experimentei um tempero diferente a ver se resultava usando alguns ingredientes que estão no meu frigorífico e que não uso com regularidade. Resultou e vou partilhar convosco.

Frango assado com cobertura de miso

Ingredientes


Para a cobertura:


- 1 colher de sopa de miso escuro
- meia chávena de chá de óleo de sésamo
- 5 colheres de sopa de vinagre de arroz
- 1 colher de sopa de açúcar de coco

(aqui as quantidades podem variar, provem a paste e vejam se gostam mais de ácido – mais vinagre- mais doce – mais açúcar, menos ácido – mais óleo…)

Para a cama:

- 3 limões
- 2 cabeças de alho
- 8 fatias de gengibre
- um ramo de alecrim

Para o frango:

- 5 coxas de frango
- 5 pernas de frango
- sal
- pimenta preta

Como fiz:

Pré-aqueci o forno a 220º.

Deixei o frango num banho de um dia para o outro (vejam aqui como se faz) mas se não tiverem tempo ou se não gostarem de comer a pele, que é onde vai estar todo o sabor da cobertura, temperem bem o frango para não ficarem com um bocado de carne sem sabor.

Numa taça misturei o miso, o óleo de sésamo, o vinagre de arroz e o açúcar até formar uma pasta homogénea.


Forrei um tabuleiro de ir ao forno com uma folha de papel vegetal e coloquei o limão às rodelas, as cabeças de alho cortadas em metade, as fatias de gengibre e o alecrim.


Por cima desta cama coloquei as coxas e as pernas do frango. Com a ajuda de um pincel de cozinha, cobri todos os pedaços com a mistura de miso (de um lado e do outro). É importante que a pele fique para cima quando vai ao forno a cozinhar.


E é isto!
Coloquei no forno durante 35 minutos e depois desliguei-o e deixei ficar mais uns 10 minutos lá dentro. Este tempo é relativo, vai depender do vosso forno. É importante que espetem uma faca na carne junto ao osso. Se sair um líquido cor de rosa é porque não está cozinhado. Deixem ficar um bocadinho mais no forno. O aroma que fica no ar é também um bom indicador.

Podem adicionar sementes de sésamo e cebolinho picado que vai dar um toque mais asiático a este frango. O aspeto “queimado” é só um engano, porque a cobertura de miso é escura.

O que sobrar guardem e no dia seguinte sejam criativos!
Espero que gostem da sugestão.
Beijos,
Mafalda

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bodião no forno e a empreitada para deixar de comer peixe

O bodião é um peixe que se encontra facilmente na Madeira pois o seu habitat preferencial é  junto á costa em toda a orla rochosa, em locais com muitas algas e também dentro dos portos. A sua cor varia entre o vermelho e o castanho sendo que identifica se é fêmea ou macho, respetivamente. A sua carne é muito branca e densa e é dos peixes que mais gosto. Tem um sabor muito próprio que me leva à minha herança gastronómica. Em qualquer restaurante de peixe há bodião. Normalmente é feito grelhado ou então em filetes fritos. A minha opção de fazer no forno foi por ser mais rápido e também por gostar muito de peixe assado. E vá… porque queria testar esta receita :D Pré-aquecer o forno a 200º. Comecei por fazer o tempero do peixe: Numa trituradora juntei: -6 tomates secos - 2 dentes de alho - 1 pitada de sal - uma mão cheia de mistura de especiarias - duas mãos cheias de manjericão fresco - azeite e vinagre Tudo triturado até ficar uma pasta. Coloquei os peixes num tab

Porque é que risquei o fiambre da minha lista de compras?

Muitos de vocês já devem saber a resposta a esta pergunta mas hoje vou falar um bocadinho deste assunto. Não esperem de mim grandes fundamentalismos ou mesmo reprovação a comportamentos. Vou dar a minha opinião esclarecida sobre o assunto com uma dica ou sugestão de alternativa alimentar a este produto. Vamos então ver como é composto o fiambre. E vou dar um exemplo dum dito fiambre “bom”, o de perú: Lista de ingredientes: Peito de peru (53 %), água, sal, amido, estabilizador (E420), dextrose, lactose, proteínas do leite, emulsionantes (E451, E450), aromas, açúcar, gelificantes (E407, E415, E412), intensificador de sabor (E621), antioxidante (E316), cloreto de potássio, aroma de fumo, conservante (E250). Cobertura decorativa: água, gelatina de suíno, corante (E150). Pode conter vestígios de: soja. Informação retirada do produtor: Ver outras informações . Assim sendo: temos duas vezes no mesmo alimentos adição de dois açúcares (Dextrose + Sacarose), Sal e com os seguintes &

Papas de aveia no forno com frutos vermelhos e o dia do Obrigado!

Umas das resoluções que fiz para o ano de 2018 é fazer com que os meus filhos sejam mais “fáceis” de contentar saindo dos pequenos-almoços tradicionais com cereais e pão. Eu esforço-me acreditem. Tento sempre fazer com que a comida mais saudável saiba bem porque sei muito bem que comer só por comer não adianta de muito e não muda hábitos. Já tinha tentado as papas de aveia com banana e canela , mas não correu nada bem. Como disse na altura, não vou desistir e vou continuar a dar o melhor de mim. As papas de aveia no forno são uma boa opção para mim, porque as faço na véspera e depois guardadas em local fresco aguentam pelo menos uns 3/4 dias. Vi esta receita no blogue do Casal Mistério e pareceu-me muito bem para uma nova tentativa de papas de aveia. Ingredientes Secos - 2 chávenas de flocos de aveia; - 1 colher de chá de fermento; - 1 colher de chá de canela (eu devo ter posto mais); - 1 pitada de sal; - 1 colher de sopa de açúcar de coco Ingredientes líquidos