É um clássico da gastronomia Russa, disso a maioria está de acordo. Agora quanto à origem do nome as opiniões dividem-se entre:
- Derivação do verbo “strogat” que em russo significa “cortar” ou “cortar em pedaços”,
ou
- o prato surge na família Stroganov, uma homenagem ao conde Pavel Stroganov, e que teria sido criado por um cozinheiro francês durante o reinado de Alexandre I (1777-1825).
A verdade é que este prato feito à base de cubos de carne servidos e cozinhados num molho de natas, é tão versátil e tão bom que a par da lasanha é dos pratos mais vendidos em todo o mundo.
Existem muitas receitas na internet e todas elas variações do prato original. Eu vou dar-vos a minha que juntou um pouco de tudo sendo que o meu grande objetivo foi dar um sabor muito simples, não inventei muito por outras palavras.
Para 4 pessoas estas foram as quantidades (mais ou menos já sabem que isto nunca preciso):
- 2 bifes de lombo com cerca de 450gr (os dois e a carne quanto melhor, mais saboroso fica o prato)
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho,
- 2 folhas de louro
- 1 lata de leite de coco
- 1 pacote de 200 gr de tomate frito
- uma mão cheia de salsa
- azeite
-sal
-pimenta
- azeitonas pretas (a gosto)
- pickles (a gosto)
Como fiz:
Comecei por preparar os ingredientes que isso faz com que depois tudo seja mais rápido. Parti a carne em tiras, piquei a cebola, os talos da salsa e o alho.
Fritei primeiro a carne e reservei juntamente com o molho que libertou. A carne estava temperada com sal. Este passo serve para a carne ficar no ponto que queremos, ou mal ou média ou bem passada.
Depois refoguei a cebola, o alho, os talos e a folha de louro num fio de azeite. Talvez uns 5 minutos até tudo ficar translúcido (menos o louro, claro).
Juntei o tomate frito e deixei apurar mais uns 3 minutos. Juntei sal e pimenta nesta fase.
Acrescentei a lata de leite de coco e deixei cozinhar, em lume médio, uns 10 minutos ou até o molho engrossar um bocadinho.
Juntei a carne, mais uns 5 minutos e ficou pronto.
Por fim polvilhei com salsa picada, azeitonas pretas e pickles partidos aos bocadinhos.
Servi com arroz branco.
A única coisa tonta foi não ter feito em dobro para ficar para o dia seguinte.
Espero que tenham gostado da sugestão e fiquem com este prato debaixo de olho que é simples e rápido de fazer e agrada a todos.
Beijos e boa semana.
Mafalda
Comentários
Enviar um comentário