Este intervalo de tempo é para não desesperar nem para achar que demora muito tempo a tratar da vida!
Todos temos as nossas próprias dinâmicas e o que é bom para mim não será assim tão bom para o meu vizinho. No entanto, existem certas rotinas que nos facilitam o dia-a-dia para que não cheguemos à hora de ir para o sofá ver a nossa série preferida e entrarmos em modo Bela Adormecida em 10 segundos.
Vou falar-vos do meu caso pessoal, o que me tira mais tempo durante a semana que passa por idas ao supermercado e depois claro a confeção das refeições para todos lá em casa.
Vou começar para não vos atrasar.
1-Planeamento
Por muito que o mundo gire não há volta a dar, planear é a melhor forma de estar organizado e focado. Existem sim várias formas de organizar esse planeamento e aí sejam criativos: agenda, papel, aplicação, parte de trás de um recibo de farmácia, notebook, quadro de giz, o que acharem melhor.
1.1.– Até 30 minutos: são pessoas que têm tudo na cabeça, sabem quais são os produtos que têm de comprar, o que lhes falta, os alimentos que os seus gostam, ou seja, quase nem precisam de escrever nada. Contudo, sugiro que o escrevam de qualquer forma, pelo menos poupam nas idas ao supermercado pois aquela “coisa” que iam comprar e que faz mesmo falta é a que fica esquecida. Quem nunca?... Quantas vezes?
1.2.– Até 60 minutos: mesmo tendo tudo na cabeça o melhor é confiar que esta já foi melhor e talvez seja bom fazer uma ronda pelos armários, frigorífico e congelador. Vemos o que pode ser aproveitado (ter sempre presente o que temos congelado: ajuda a não estar sempre a comprar porque sabemos que na hora não descongela). Apontamos o que está em falta e guardamos a lista dentro da mala. Quem nunca deixou a lista em casa que atire a primeira pedra!
1.3.– Entre 60 a 120 minutos – Quase todas as superfícies comercias (híper, super, mercearias, frutarias…) têm a sua página na internet. Fazer uma ronda por estas e ver quais as promoções da semana pode ser uma grande ajuda no planeamento das compras. Não só nos dá ideias para algumas refeições como também ajuda a poupar. Esta é a forma mais completa e mesmo que nos demore um pouco mais vai ter a recompensa no final. Escreva tudo na mesma e à frente coloque o preço ( é só uma segurança). Quem nunca reclamou na caixa que o preço que está a pagar não é o mesmo que o indicado no produto?
Algumas considerações extras:
Este não tem de ser um trabalho solitário. Podemos chegar a um acordo familiar e quem dá por falta ou precisa de algo específico fica responsável por escrever. Criem um quadro ou mesmo um papel num local específico criando o “cantinho da gestão da casa”. Se os filhos já souberem escrever podem fazê-lo. Se não souberem ficam com a responsabilidade de informar. Na minha casa por exemplo, ficam responsáveis por avisar o estado da sua pasta de dentes e produtos de higienes, compotas (são eles que as comem), iogurtes, etc..
Para terminar, os tempos são mera indicação se conseguir fazer o 1.3 em meia hora tem a minha total admiração!
Boa organização semanal.
Mafalda
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