Depois de um fim de semana grande, cheio de sol e muito dolce fare niente, é chegada uma segunda-feira de chuva que nos faz lembrar que o bem bom teve um fim. Nada a declarar, apenas reorganizar a agenda e tratar de minimizar as tarefas para que a semana seja levezinha.
Este cozido que vos proponho vem ao encontro da leveza anunciada. Façam em grandes quantidades e ficam com, pelo menos, duas refeições já despachadas.
Tanto a carne, como o enchido, como os vegetais podem ser adaptados ao vosso gosto e aqui o que impera é ser prático e, como sempre, que saiba bem.
Para este cozido específico usei:
- pá de porco com osso
- salsicha fresca
- couve repolho
- batata doce
Comecei por colocar na panela de pressão um fio de azeite generoso, 4 dentes de alho, duas cebolas cortadas grosseiramente. Depois de alourarem pus a carne a fazer o mesmo. Coloquei por cima a couve partida ao meio. Juntei três copos de água, temperei com sal e pimenta preta e fechei a panela. Depois de começar a chiar deixei cozinhar durante 30 minutos.
Como usei a panela de pressão não quis por a batata nem as salsichas porque iriam cozinhar demasiado. Assim sendo, cozi-as numa outra panela com água, sal e uma folha de louro (deve ter sido também 30 minutos mas sem a potência da panela de pressão.
O cozido à portuguesa é mais rico que este. Leva mais enchidos, mais carnes, mais legumes, mas é tudo uma questão de tempo. O cozido tradicional não se faz em meia hora. São opções.
Enquanto cozinhou tive tempo de organizar os banhos (os deles e os meus), por a mesa e ainda brigar duas ou três vezes para não andarem à bulha um com o outro.
Quando servirem usem uma travessa grande e disponham todos os ingredientes de forma harmoniosa e polvilhem com salsa fresca picadinha. Este passo que pode demorar mais uns 5 minutos irá compensar na hora da refeição. Fica mais bonito e… os olhos também comem.
Para dar um extra, triturei os sucos que ficaram na panela de pressão com uma varinha mágica, retifiquei os temperos e fiquei com um molho delicioso para acompanhar o cozido.
No dia seguinte foi só aquecer e para ser diferente fi-lo na frigideira. Passou de cozido a grelhado.
Espero que gostem da sugestão e que tenham uma ótima semana.
Mafalda
Comentários
Enviar um comentário