Olha agora cancelam tudo! Tanta coisa e está tanto sol! Onde andas tu Leslie? Este furacão é um babaca! Tive tanto cuidado para nada!
Estas são umas, entre outras coisas, que fui ouvido e lendo neste fim de semana em que a Madeira esteve em alerta de perigo devido à passagem do Furacão Tropical Leslie.
Ora bem, eu só vi furacões em séries, documentários e filmes. Felizmente nunca senti na pele tal fenómeno da natureza. Mas pelo que vi a “coisa” não é para brincos. Tanto é que já em solo (onde o furacão começa a perder força – sei disto pelos documentários), nomeadamente na zona centro do país, mais nomeadamente na Figueira da Foz o cenário não foi nada animador.
Ora vejam uma das notícias:
Leslie deixa árvores caídas, estradas cortadas e cidades às escuras
ou ainda:
“É uma catástrofe absolutamente inédita”. O rasto da tempestade entrou pela Figueira da Foz
Nós tivemos muita sorte é o que é. A rota desviou-se para 320km a noroeste da Madeira e assim “só” tivermos rajadas de 118km hora e umas ondas gigantes, mas que não mataram ninguém. Parece que só é grave se houver perda de vidas humanas. E não foi mais grave porque o furacão se deslocou, não porque a proteção civil tenha exagerado nos seus alertas. Também não se verificaram mais perdas porque, tenho a certeza que muita gente como eu, seguiu as normas de segurança e evitou as zonas altas, as zonas costeiras, recolheu os seus bens para dentro de casa, entre outras medidas.
Não estou aqui para moralismos, estou apenas a emitir a minha opinião e agradecer todo o trabalho que as entidades públicas fazem pela proteção da sua população dando as ferramentas ao seu dispor (neste caso informação) para que todos os efeitos menos bons sejam minimizados.
Podia ainda especular sobre qual a possibilidade de um furacão tropical atingir o norte da Europa, mas isso já é conversa de uma pessoa chata que tem a mania da reciclagem e desliga as tomadas das fichas e que passa a vida a desligar as luzes e que gosta de aproveitar as coisas em vez de andar sempre a comprar. Diz quem sabe que é coisa que vem para ficar, ou seja, estes fenómenos, até então raros, vão deixar de o ser.
Paciência! E muito sinceramente, a minha perfeição está longe de ser perfeita, daí que não estou com moralismos, apenas a dar a minha opinião.
Aos meus amigos que tiveram familiares com estragos e não devem ter ganhado para o susto, um beijo grande e ainda bem que ninguém se magoou.
Mafalda
Fotografas retiradas do google.
Comentários
Enviar um comentário