Avançar para o conteúdo principal

Despensa arrumada vamos tratar dos frescos


E é aqui que temos que fazer uma grande pausa, respirar fundo e pensar muito bem. Os frescos são uma tentação. Estão frescos (claro que sim), são bonitos, estão bem expostos e ficamos com a sensação que podemos levar um boa porção de cada um, pois são saudáveis e vão fazer as nossas delícias toda a semana e toda a vida.

Por isso insisto: calma. Tirando a fruta, que voa na minha casa, todos os outros frescos rendem. Uma couve, por exemplo, dá para várias refeições e até pode ser preciso congelá-la. Passo a explicar e novamente vamos por categorias para ficar mais fácil.

Fruta – Dar preferência à fruta de época pelas razões óbvias: está na sua melhor maturação e também mais barata. No entanto, se vos apetecer comer cerejas em fevereiro, e as tiverem à disposição, comprem-nas que vai saber-vos bem. Existem frutas com maior durabilidade como as maçãs, peras, laranjas e bananas que, no tempo mais fresco, conservam-se bem à temperatura ambiente. Os morangos, os frutos vermelhos e a papaia, entre outros, são mais sensíveis e devem ser consumidos nos dias seguintes à sua compra. Façam contas na hora das compras: quantas peças costumam comer por dia? Pretendem fazer sumos ou batidos durante a semana? Se a fruta começar a ficar estragada cortem-na e congelem.

Vegetais – Devemos consumi-los em todas as refeições e de diversas formas. Na sopa, cozidos, ao vapor, salteados, não importa… desde que estejam no prato! Contudo, para as sopas não precisam de grandes quantidades. Por exemplo, um ramo de bróculos, três curgetes, uma cenoura, uma cebola e uma batata-doce (opção) fazem uma sopa que dá para duas refeições (almoço e jantar) para quatro pessoas. Claro que se só comerem sopa não dará para tantas refeições. Mais uma vez, façam as vossas contas. Eu costumo ter acelgas (um molho), feijão-verde (meio quilo), quatro nabos, seis cenouras, seis pimpinelas (chuchu). Na semana seguinte alterno com pimentos, couve-flor, beterraba, abóbora amarela,…

Folhas – Estas com certeza encontram-se dentro da categoria das mais sensíveis. Não vale a pena comprar muita alface de uma só vez e quem diz alface diz rúcula, canónigos, agrião, espinafres. Até porque podemos alternar com os vegetais e aí é pensar nos acompanhamentos que vamos ter. As saladas podem ser variadas usando mistura de folhas, tomate, cebola, cenoura. Pensem no que gostam.

Cebola e alho – Tenho sempre porque uso muito. Ter em atenção quando se compra. Devem estar firmes ao toque. Outro indicador são aquelas moscas da fruta, pequeninas e chatas. Se andarem lá perto, não comprem.

Leite, iogurtes, natas, queijos – Aconselho também a fazer as contas dos consumos familiares para evitar que passem do prazo.

Carne, peixe e mariscos – Comprar pouco, mas com qualidade. Deixo ao vosso critério as proteínas animais que mais gostam, mas tenham atenção aos seguintes aspetos que, para mim, primam pela qualidade: carne de pasto livre e peixe de mar, tal como os mariscos; produtos regionais e nacionais são melhores, pois deram menos passeios dentro de arcas frigoríficas.

E agora já estão prontos para começar a programar a vossa ementa semanal. No próximo artigo vamos tratar de por a comida na mesa.

Releiam:
e

Boa semana para todos😘.

Mafalda

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bodião no forno e a empreitada para deixar de comer peixe

O bodião é um peixe que se encontra facilmente na Madeira pois o seu habitat preferencial é  junto á costa em toda a orla rochosa, em locais com muitas algas e também dentro dos portos. A sua cor varia entre o vermelho e o castanho sendo que identifica se é fêmea ou macho, respetivamente. A sua carne é muito branca e densa e é dos peixes que mais gosto. Tem um sabor muito próprio que me leva à minha herança gastronómica. Em qualquer restaurante de peixe há bodião. Normalmente é feito grelhado ou então em filetes fritos. A minha opção de fazer no forno foi por ser mais rápido e também por gostar muito de peixe assado. E vá… porque queria testar esta receita :D Pré-aquecer o forno a 200º. Comecei por fazer o tempero do peixe: Numa trituradora juntei: -6 tomates secos - 2 dentes de alho - 1 pitada de sal - uma mão cheia de mistura de especiarias - duas mãos cheias de manjericão fresco - azeite e vinagre Tudo triturado até ficar uma pasta. Coloquei os peixes num tab

Papas de aveia no forno com frutos vermelhos e o dia do Obrigado!

Umas das resoluções que fiz para o ano de 2018 é fazer com que os meus filhos sejam mais “fáceis” de contentar saindo dos pequenos-almoços tradicionais com cereais e pão. Eu esforço-me acreditem. Tento sempre fazer com que a comida mais saudável saiba bem porque sei muito bem que comer só por comer não adianta de muito e não muda hábitos. Já tinha tentado as papas de aveia com banana e canela , mas não correu nada bem. Como disse na altura, não vou desistir e vou continuar a dar o melhor de mim. As papas de aveia no forno são uma boa opção para mim, porque as faço na véspera e depois guardadas em local fresco aguentam pelo menos uns 3/4 dias. Vi esta receita no blogue do Casal Mistério e pareceu-me muito bem para uma nova tentativa de papas de aveia. Ingredientes Secos - 2 chávenas de flocos de aveia; - 1 colher de chá de fermento; - 1 colher de chá de canela (eu devo ter posto mais); - 1 pitada de sal; - 1 colher de sopa de açúcar de coco Ingredientes líquidos

Porque é que risquei o fiambre da minha lista de compras?

Muitos de vocês já devem saber a resposta a esta pergunta mas hoje vou falar um bocadinho deste assunto. Não esperem de mim grandes fundamentalismos ou mesmo reprovação a comportamentos. Vou dar a minha opinião esclarecida sobre o assunto com uma dica ou sugestão de alternativa alimentar a este produto. Vamos então ver como é composto o fiambre. E vou dar um exemplo dum dito fiambre “bom”, o de perú: Lista de ingredientes: Peito de peru (53 %), água, sal, amido, estabilizador (E420), dextrose, lactose, proteínas do leite, emulsionantes (E451, E450), aromas, açúcar, gelificantes (E407, E415, E412), intensificador de sabor (E621), antioxidante (E316), cloreto de potássio, aroma de fumo, conservante (E250). Cobertura decorativa: água, gelatina de suíno, corante (E150). Pode conter vestígios de: soja. Informação retirada do produtor: Ver outras informações . Assim sendo: temos duas vezes no mesmo alimentos adição de dois açúcares (Dextrose + Sacarose), Sal e com os seguintes &