Avançar para o conteúdo principal

Arroz de peixe e camarão no âmbito da Economia Circular


Este prato pode parecer um luxo porque levou camarão mas, mesmo assim, se fizer as contas não deve ter passado de 2 euros por porção (já a contar com água e luz).

Ora bem meus caros, a vida não está para brincadeiras. Nem a nível económico nem a nível de recursos naturais. Esta semana, celebrou-se o dia mundial do meio ambiente (5 de junho) e muito se falou no desperdício, na utilização excessiva de recursos, dos plásticos, da quantidade de lixo que produzimos e dum conceito que me era desconhecido, mas que é o novo paradigma: a Economia Circular.

A economia circular, dentro das nossas casas, passa por reaproveitar tudo o que temos dando bom uso a todos os recursos.
Numa escala global “é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado, a economia circular é vista como um elemento chave para promover a dissociação entre o crescimento económico e o aumento no consumo de recursos, relação até aqui vista como inexorável.”

Saibam mais aqui. http://eco.nomia.pt/pt/economia-circular/estrategias

Eu já faço a minha “reciclagem” há muito tempo, a literal e a figurativa (aproveito tudo). Passando da economia para a espiritualidade, eu não deito nada fora porque “o Jesus não gosta!”
E ainda dizem que a educação que damos às crianças não serve para nada?
Eu cresci com esta frase e com a “come que os meninos de África queriam tanto comer e não têm!”.
Adiante que quero falar-vos do arroz de peixe com camarão.

Ora portanto,
tinha meio robalo no frigorífico e o que restava dele não dava para uma refeição para quatro pessoas.

Tinha, também, guardado no frigorífico pimentos vermelhos assados (vejam aqui como se faz)  e tomate já a querer ficar estragado e um pacote de arroz a querer acabar. A acrescentar a isto tudo meio pacote de tomate frito, ou seja, restinhos disto e daquilo.

Bora lá então fazer um arroz de peixe! Mas… quando tirei a pele e as espinhas vi que a quantidade era menor do que aquela inicialmente tinha em mente, daí saírem os camarões do frigorífico.

Podem estar vocês a dizer que: peixe e camarão não é usar poucos recursos contudo, digo-vos que os camarões fiz dois para cada (para não haver desperdício) e o peixe já tinha sido de outra refeição.

Vamos então cozinhar que depois de tanta conversa isto vai parecer fácil.
Refoguei num fio de azeite uma cebola branca e 3 dentes de alho.

Quando ficaram lourinhos juntei o tomate frito e aos restinhos do pacote juntei água para não desperdiçar nada.
Uma chávena de arroz e misturei bem.

 Depois adicionei três chávenas de água. Temperei com um pouco de sal, tapei e deixei cozinhar o arroz quase até estar no ponto.
Digo quase porque queria adicionar o peixe e o camarão uns 4 minutos minutos antes de estar cozinhado. Já estavam cozidos, era só aquecer e dar gosto ao arroz.


Por fim juntei o tomate pelado (ver aqui como se faz), os pimentos assados e coentros frescos picados.

Como gosto dele malandrinho servi num prato fundo e ficou uma delícia.

Fica aqui a sugestão e claro que as vossas sobras poderão sempre ser adaptadas ou se tiveram o peixe fresco fica bom na mesma, têm é de por um bocadinho antes para este cozinhar bem.
Espero que gostem!
Mafalda

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bodião no forno e a empreitada para deixar de comer peixe

O bodião é um peixe que se encontra facilmente na Madeira pois o seu habitat preferencial é  junto á costa em toda a orla rochosa, em locais com muitas algas e também dentro dos portos. A sua cor varia entre o vermelho e o castanho sendo que identifica se é fêmea ou macho, respetivamente. A sua carne é muito branca e densa e é dos peixes que mais gosto. Tem um sabor muito próprio que me leva à minha herança gastronómica. Em qualquer restaurante de peixe há bodião. Normalmente é feito grelhado ou então em filetes fritos. A minha opção de fazer no forno foi por ser mais rápido e também por gostar muito de peixe assado. E vá… porque queria testar esta receita :D Pré-aquecer o forno a 200º. Comecei por fazer o tempero do peixe: Numa trituradora juntei: -6 tomates secos - 2 dentes de alho - 1 pitada de sal - uma mão cheia de mistura de especiarias - duas mãos cheias de manjericão fresco - azeite e vinagre Tudo triturado até ficar uma pasta. Coloquei os peixes num tab

Porque é que risquei o fiambre da minha lista de compras?

Muitos de vocês já devem saber a resposta a esta pergunta mas hoje vou falar um bocadinho deste assunto. Não esperem de mim grandes fundamentalismos ou mesmo reprovação a comportamentos. Vou dar a minha opinião esclarecida sobre o assunto com uma dica ou sugestão de alternativa alimentar a este produto. Vamos então ver como é composto o fiambre. E vou dar um exemplo dum dito fiambre “bom”, o de perú: Lista de ingredientes: Peito de peru (53 %), água, sal, amido, estabilizador (E420), dextrose, lactose, proteínas do leite, emulsionantes (E451, E450), aromas, açúcar, gelificantes (E407, E415, E412), intensificador de sabor (E621), antioxidante (E316), cloreto de potássio, aroma de fumo, conservante (E250). Cobertura decorativa: água, gelatina de suíno, corante (E150). Pode conter vestígios de: soja. Informação retirada do produtor: Ver outras informações . Assim sendo: temos duas vezes no mesmo alimentos adição de dois açúcares (Dextrose + Sacarose), Sal e com os seguintes &

Papas de aveia no forno com frutos vermelhos e o dia do Obrigado!

Umas das resoluções que fiz para o ano de 2018 é fazer com que os meus filhos sejam mais “fáceis” de contentar saindo dos pequenos-almoços tradicionais com cereais e pão. Eu esforço-me acreditem. Tento sempre fazer com que a comida mais saudável saiba bem porque sei muito bem que comer só por comer não adianta de muito e não muda hábitos. Já tinha tentado as papas de aveia com banana e canela , mas não correu nada bem. Como disse na altura, não vou desistir e vou continuar a dar o melhor de mim. As papas de aveia no forno são uma boa opção para mim, porque as faço na véspera e depois guardadas em local fresco aguentam pelo menos uns 3/4 dias. Vi esta receita no blogue do Casal Mistério e pareceu-me muito bem para uma nova tentativa de papas de aveia. Ingredientes Secos - 2 chávenas de flocos de aveia; - 1 colher de chá de fermento; - 1 colher de chá de canela (eu devo ter posto mais); - 1 pitada de sal; - 1 colher de sopa de açúcar de coco Ingredientes líquidos