Avançar para o conteúdo principal

Um smoothie para receber o maior dia do ano


Chega amanhã, 21 de junho, às 11:07, hora de Portugal! É o dia mais longo do ano com 14 horas, 18 minutos e 4 segundos de horas de sol. Na verdade e, segundo informações Observatório Astronómico de Lisboa, o Verão chega hoje à Madeira.

“Como o dia (período de tempo em que o sol está no horizonte) mais longo do ano corresponde ao início do Verão, na Madeira o solstício da estação mais quente acontece já hoje, com o disco solar a nascer às 07h00 e pôr-se-á às 21h18. Segundo os astrónomos, hoje o dia no Funchal terá 14h18mins e 4s. Exactamente a mesma duração solar prevista para amanhã, dia 21. Estes dois dias repartem assim o estatuto de solstício de Verão, com apenas 1 segundo a mais do tempo solar estimado para sexta-feira, dia 22.

A chegada mais cedo do solstício à Madeira deve-se à nossa posição ‘no mapa’, também com implicações nas restantes estações do ano”.

E nada melhor que receber esta estação do ano com um pequeno-almoço fresco, rápido, nutritivo, delicioso e com ZERO açúcar adicionado.

Este smoothie de aveia, maçã e canela soube-me tão bem que até trouxe o que sobrou para o meu lanche da tarde. Já os rapazes… Um gostou outro não, mas tenho a certeza que é daquelas “coisas” que com o tempo vai lá. Como as papas de aveia, lembram-se?  É que desta vez não pus nem mel, nem agave nem nada e a bem da verdade o nosso palato não está habituado ao sabor real dos alimentos.

Um smoothie é uma bebida fria e espessa feita de frutas, iogurte, leite ou gelado. Estes são misturados até a bebida ficar suave e homogénea. Uma espécie de batido cremoso. Já esteve na moda por todo o lado, mas mesmo démodé é muito bom. Como é denso e tem aveia substitui uma refeição sólida.

Eu já vos digo como fiz.

Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de aveia por pessoa
- 1 maçã grande ou duas pequenas
- leite de vaca ou de amêndoa ou de soja ou de coco ou de espelta ou de avelã...
- uma colher de sobremesa de manteiga de amendoim (pode ser de amêndoa)
- canela
- opcional: sementes de chia, linhaça ou goji


A receita original refere que pode ser feito tudo na hora. Eu optei por deixar a aveia a demolhar em leite durante a noite. Para isso, cobri a aveia com leite e guardei no frigorífico.

De manhã coloquei na bimby (mas podem usar a liquidificadora que tiverem em casa) a aveia, a maçã partida aos bocadinhos, uma colher de sobremesa de manteiga de amendoim, um copo de leite por pessoa e canela a gosto.

Deixei triturar na velocidade máxima por um minuto. Depois provei para ver se era preciso retificar alguma coisa e a única falha era não estar fresco. Assim sendo, coloquei cinco pedras de gelo.
Uma opção que vou experimentar da próxima vez será congelar a maçã. Assim ganhamos a frescura desejada.

Voltei a triturar por mais um minuto na velocidade máxima.
Servi polvilhado com canela.

Que boa surpresa!

Quanto aos meus smoothies mais cremosos e críticos do meu coração, as reações foram díspares. O Manuel gostou mas não ficou convencido, já o mais novo na sua ingratidão matinal resolveu fazer das suas e não disfarçou o entusiasmo negativo! Safadinho…

Como vos disse no início, eu acho que é uma questão de tempo, e não vou ceder à tentação de adoçar o batido.

Bom solstício para todos e espero que gostem da sugestão.
Mafalda

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bodião no forno e a empreitada para deixar de comer peixe

O bodião é um peixe que se encontra facilmente na Madeira pois o seu habitat preferencial é  junto á costa em toda a orla rochosa, em locais com muitas algas e também dentro dos portos. A sua cor varia entre o vermelho e o castanho sendo que identifica se é fêmea ou macho, respetivamente. A sua carne é muito branca e densa e é dos peixes que mais gosto. Tem um sabor muito próprio que me leva à minha herança gastronómica. Em qualquer restaurante de peixe há bodião. Normalmente é feito grelhado ou então em filetes fritos. A minha opção de fazer no forno foi por ser mais rápido e também por gostar muito de peixe assado. E vá… porque queria testar esta receita :D Pré-aquecer o forno a 200º. Comecei por fazer o tempero do peixe: Numa trituradora juntei: -6 tomates secos - 2 dentes de alho - 1 pitada de sal - uma mão cheia de mistura de especiarias - duas mãos cheias de manjericão fresco - azeite e vinagre Tudo triturado até ficar uma pasta. Coloquei os peixes num tab

Papas de aveia no forno com frutos vermelhos e o dia do Obrigado!

Umas das resoluções que fiz para o ano de 2018 é fazer com que os meus filhos sejam mais “fáceis” de contentar saindo dos pequenos-almoços tradicionais com cereais e pão. Eu esforço-me acreditem. Tento sempre fazer com que a comida mais saudável saiba bem porque sei muito bem que comer só por comer não adianta de muito e não muda hábitos. Já tinha tentado as papas de aveia com banana e canela , mas não correu nada bem. Como disse na altura, não vou desistir e vou continuar a dar o melhor de mim. As papas de aveia no forno são uma boa opção para mim, porque as faço na véspera e depois guardadas em local fresco aguentam pelo menos uns 3/4 dias. Vi esta receita no blogue do Casal Mistério e pareceu-me muito bem para uma nova tentativa de papas de aveia. Ingredientes Secos - 2 chávenas de flocos de aveia; - 1 colher de chá de fermento; - 1 colher de chá de canela (eu devo ter posto mais); - 1 pitada de sal; - 1 colher de sopa de açúcar de coco Ingredientes líquidos

Porque é que risquei o fiambre da minha lista de compras?

Muitos de vocês já devem saber a resposta a esta pergunta mas hoje vou falar um bocadinho deste assunto. Não esperem de mim grandes fundamentalismos ou mesmo reprovação a comportamentos. Vou dar a minha opinião esclarecida sobre o assunto com uma dica ou sugestão de alternativa alimentar a este produto. Vamos então ver como é composto o fiambre. E vou dar um exemplo dum dito fiambre “bom”, o de perú: Lista de ingredientes: Peito de peru (53 %), água, sal, amido, estabilizador (E420), dextrose, lactose, proteínas do leite, emulsionantes (E451, E450), aromas, açúcar, gelificantes (E407, E415, E412), intensificador de sabor (E621), antioxidante (E316), cloreto de potássio, aroma de fumo, conservante (E250). Cobertura decorativa: água, gelatina de suíno, corante (E150). Pode conter vestígios de: soja. Informação retirada do produtor: Ver outras informações . Assim sendo: temos duas vezes no mesmo alimentos adição de dois açúcares (Dextrose + Sacarose), Sal e com os seguintes &