Chega amanhã, 21 de junho, às 11:07, hora de Portugal! É o dia mais longo do ano com 14 horas, 18 minutos e 4 segundos de horas de sol. Na verdade e, segundo informações Observatório Astronómico de Lisboa, o Verão chega hoje à Madeira.
“Como o dia (período de tempo em que o sol está no horizonte) mais longo do ano corresponde ao início do Verão, na Madeira o solstício da estação mais quente acontece já hoje, com o disco solar a nascer às 07h00 e pôr-se-á às 21h18. Segundo os astrónomos, hoje o dia no Funchal terá 14h18mins e 4s. Exactamente a mesma duração solar prevista para amanhã, dia 21. Estes dois dias repartem assim o estatuto de solstício de Verão, com apenas 1 segundo a mais do tempo solar estimado para sexta-feira, dia 22.
A chegada mais cedo do solstício à Madeira deve-se à nossa posição ‘no mapa’, também com implicações nas restantes estações do ano”.
E nada melhor que receber esta estação do ano com um pequeno-almoço fresco, rápido, nutritivo, delicioso e com ZERO açúcar adicionado.
Este smoothie de aveia, maçã e canela soube-me tão bem que até trouxe o que sobrou para o meu lanche da tarde. Já os rapazes… Um gostou outro não, mas tenho a certeza que é daquelas “coisas” que com o tempo vai lá. Como as papas de aveia, lembram-se? É que desta vez não pus nem mel, nem agave nem nada e a bem da verdade o nosso palato não está habituado ao sabor real dos alimentos.
Um smoothie é uma bebida fria e espessa feita de frutas, iogurte, leite ou gelado. Estes são misturados até a bebida ficar suave e homogénea. Uma espécie de batido cremoso. Já esteve na moda por todo o lado, mas mesmo démodé é muito bom. Como é denso e tem aveia substitui uma refeição sólida.
Eu já vos digo como fiz.
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de aveia por pessoa
- 1 maçã grande ou duas pequenas
- leite de vaca ou de amêndoa ou de soja ou de coco ou de espelta ou de avelã...
- uma colher de sobremesa de manteiga de amendoim (pode ser de amêndoa)
- canela
- opcional: sementes de chia, linhaça ou goji
A receita original refere que pode ser feito tudo na hora. Eu optei por deixar a aveia a demolhar em leite durante a noite. Para isso, cobri a aveia com leite e guardei no frigorífico.
De manhã coloquei na bimby (mas podem usar a liquidificadora que tiverem em casa) a aveia, a maçã partida aos bocadinhos, uma colher de sobremesa de manteiga de amendoim, um copo de leite por pessoa e canela a gosto.
Deixei triturar na velocidade máxima por um minuto. Depois provei para ver se era preciso retificar alguma coisa e a única falha era não estar fresco. Assim sendo, coloquei cinco pedras de gelo.
Uma opção que vou experimentar da próxima vez será congelar a maçã. Assim ganhamos a frescura desejada.
Voltei a triturar por mais um minuto na velocidade máxima.
Servi polvilhado com canela.
Que boa surpresa!
Quanto aos meus smoothies mais cremosos e críticos do meu coração, as reações foram díspares. O Manuel gostou mas não ficou convencido, já o mais novo na sua ingratidão matinal resolveu fazer das suas e não disfarçou o entusiasmo negativo! Safadinho…
Como vos disse no início, eu acho que é uma questão de tempo, e não vou ceder à tentação de adoçar o batido.
Bom solstício para todos e espero que gostem da sugestão.
Mafalda
Comentários
Enviar um comentário