Avançar para o conteúdo principal

Folhado de maçã e mirtilos para festejar o post n.º 200


Ainda sou do tempo em que a aula 100 era festejada com música, batatas fritas, pôr-do-sol e Brisa Maracujá. Era uma celebração ansiada por todos e muitos eram os professores que acediam a fazer desta aula um momento lúdico e de convívio, consentido que se fizesse uma “festa”. No secundário tinha uma colega que tocava viola e até isso era permitido. Com sorte ainda podíamos sair mais cedo e acabar a celebração no café com os colegas. Muito na bera quando era uma adolescente com manias de adolescente; ir ao café com os colegas, top top!

Boas recordações sim senhora!

Sou uma pessoa de datas e comemorações e isso não é novidade para vocês que já me leem há algum tempo, para quem começou agora fica já a saber. 😁

E então os festejos fazem-se com bolo, neste caso com um folhado de maçã e mirtilos, tão bom e tão fácil que até os menos experientes na cozinha o vão conseguir fazer.

O que vão precisar:

. 1 pacote de massa folhada (de compra serve muito bem)
- 2 maçãs (podem usar as que estão a ficar passadas)
- 100gr de mirtilos congelados
- 50 gr de passas
- 1 chávena de café de maple syrup ou mel
- sumo de limão q.b.
- canela em pó q.b.
- nozes q.b.
- essência de baunilha q.b.

Como fazer:


Liguem a forno a 200º.

Entretanto coloquem a massa folhada num tabuleiro de ir ao forno e enrolem o rebordo para ficar com um alto.

Quando o forno estiver quentinho (mais ou menos 10 minutos) coloquem a massa folhada durante 5 minutos para ficar pré-cozinha e receber melhor o recheio. Piquem com um garfo o centro da massa folhada mas ela vai subir. Quando retirarem do forno voltem a picar que abate.
Descasquem as maçãs e cortem em cubos pequenos regando com um pouco de sumo de limão para não oxidarem. Não dei na receita, mas se quiserem usar a raspa de meio limão vai ficar muito bem. Depois juntem as passas, os mirtilos, a canela, o maple syrup, a baunilha, e as nozes picadas.

Quando digo q.b. é porque é uma quantidade relativa, provem e vejam se querem mais de um ingrediente e vão ajustando ao vosso gosto.

Misturem tudo muito bem e reservem.

Tirem a massa do forno e deixem arrefecer uns 3 minutos. Depois coloquem o preparado de maças e mirtilos, baixem o forno para 180º e levem ao forno por 15 a 20 minutos ou até mais tempo.

Vai depender do vosso forno e da massa folhada. É importante que esteja tostadinha mas não queimada. O cheiro também costuma ser um bom indicador.

E está pronto o nosso folhado.
Deixem arrefecer um pouco e podem terminar polvilhando com açúcar refinado. Podem também servir simples, com uma bola de gelado ou um chantilly bem fresquinho!

E por hoje é tudo. Espero que gostem da sugestão e que tenham uma boa semana.
Não se esqueçam de festejar seja o que for e da forma que for.
Mafalda😘

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bodião no forno e a empreitada para deixar de comer peixe

O bodião é um peixe que se encontra facilmente na Madeira pois o seu habitat preferencial é  junto á costa em toda a orla rochosa, em locais com muitas algas e também dentro dos portos. A sua cor varia entre o vermelho e o castanho sendo que identifica se é fêmea ou macho, respetivamente. A sua carne é muito branca e densa e é dos peixes que mais gosto. Tem um sabor muito próprio que me leva à minha herança gastronómica. Em qualquer restaurante de peixe há bodião. Normalmente é feito grelhado ou então em filetes fritos. A minha opção de fazer no forno foi por ser mais rápido e também por gostar muito de peixe assado. E vá… porque queria testar esta receita :D Pré-aquecer o forno a 200º. Comecei por fazer o tempero do peixe: Numa trituradora juntei: -6 tomates secos - 2 dentes de alho - 1 pitada de sal - uma mão cheia de mistura de especiarias - duas mãos cheias de manjericão fresco - azeite e vinagre Tudo triturado até ficar uma pasta. Coloquei os peixes num tab

Porque é que risquei o fiambre da minha lista de compras?

Muitos de vocês já devem saber a resposta a esta pergunta mas hoje vou falar um bocadinho deste assunto. Não esperem de mim grandes fundamentalismos ou mesmo reprovação a comportamentos. Vou dar a minha opinião esclarecida sobre o assunto com uma dica ou sugestão de alternativa alimentar a este produto. Vamos então ver como é composto o fiambre. E vou dar um exemplo dum dito fiambre “bom”, o de perú: Lista de ingredientes: Peito de peru (53 %), água, sal, amido, estabilizador (E420), dextrose, lactose, proteínas do leite, emulsionantes (E451, E450), aromas, açúcar, gelificantes (E407, E415, E412), intensificador de sabor (E621), antioxidante (E316), cloreto de potássio, aroma de fumo, conservante (E250). Cobertura decorativa: água, gelatina de suíno, corante (E150). Pode conter vestígios de: soja. Informação retirada do produtor: Ver outras informações . Assim sendo: temos duas vezes no mesmo alimentos adição de dois açúcares (Dextrose + Sacarose), Sal e com os seguintes &

Papas de aveia no forno com frutos vermelhos e o dia do Obrigado!

Umas das resoluções que fiz para o ano de 2018 é fazer com que os meus filhos sejam mais “fáceis” de contentar saindo dos pequenos-almoços tradicionais com cereais e pão. Eu esforço-me acreditem. Tento sempre fazer com que a comida mais saudável saiba bem porque sei muito bem que comer só por comer não adianta de muito e não muda hábitos. Já tinha tentado as papas de aveia com banana e canela , mas não correu nada bem. Como disse na altura, não vou desistir e vou continuar a dar o melhor de mim. As papas de aveia no forno são uma boa opção para mim, porque as faço na véspera e depois guardadas em local fresco aguentam pelo menos uns 3/4 dias. Vi esta receita no blogue do Casal Mistério e pareceu-me muito bem para uma nova tentativa de papas de aveia. Ingredientes Secos - 2 chávenas de flocos de aveia; - 1 colher de chá de fermento; - 1 colher de chá de canela (eu devo ter posto mais); - 1 pitada de sal; - 1 colher de sopa de açúcar de coco Ingredientes líquidos