Ainda sou do tempo em que a aula 100 era festejada com música, batatas fritas, pôr-do-sol e Brisa Maracujá. Era uma celebração ansiada por todos e muitos eram os professores que acediam a fazer desta aula um momento lúdico e de convívio, consentido que se fizesse uma “festa”. No secundário tinha uma colega que tocava viola e até isso era permitido. Com sorte ainda podíamos sair mais cedo e acabar a celebração no café com os colegas. Muito na bera quando era uma adolescente com manias de adolescente; ir ao café com os colegas, top top!
Boas recordações sim senhora!
Sou uma pessoa de datas e comemorações e isso não é novidade para vocês que já me leem há algum tempo, para quem começou agora fica já a saber. 😁
E então os festejos fazem-se com bolo, neste caso com um folhado de maçã e mirtilos, tão bom e tão fácil que até os menos experientes na cozinha o vão conseguir fazer.
O que vão precisar:
. 1 pacote de massa folhada (de compra serve muito bem)
- 2 maçãs (podem usar as que estão a ficar passadas)
- 100gr de mirtilos congelados
- 50 gr de passas
- 1 chávena de café de maple syrup ou mel
- sumo de limão q.b.
- canela em pó q.b.
- nozes q.b.
- essência de baunilha q.b.
Como fazer:
Liguem a forno a 200º.
Entretanto coloquem a massa folhada num tabuleiro de ir ao forno e enrolem o rebordo para ficar com um alto.
Quando o forno estiver quentinho (mais ou menos 10 minutos) coloquem a massa folhada durante 5 minutos para ficar pré-cozinha e receber melhor o recheio. Piquem com um garfo o centro da massa folhada mas ela vai subir. Quando retirarem do forno voltem a picar que abate.
Descasquem as maçãs e cortem em cubos pequenos regando com um pouco de sumo de limão para não oxidarem. Não dei na receita, mas se quiserem usar a raspa de meio limão vai ficar muito bem. Depois juntem as passas, os mirtilos, a canela, o maple syrup, a baunilha, e as nozes picadas.
Quando digo q.b. é porque é uma quantidade relativa, provem e vejam se querem mais de um ingrediente e vão ajustando ao vosso gosto.
Misturem tudo muito bem e reservem.
Tirem a massa do forno e deixem arrefecer uns 3 minutos. Depois coloquem o preparado de maças e mirtilos, baixem o forno para 180º e levem ao forno por 15 a 20 minutos ou até mais tempo.
Vai depender do vosso forno e da massa folhada. É importante que esteja tostadinha mas não queimada. O cheiro também costuma ser um bom indicador.
E está pronto o nosso folhado.
Deixem arrefecer um pouco e podem terminar polvilhando com açúcar refinado. Podem também servir simples, com uma bola de gelado ou um chantilly bem fresquinho!
E por hoje é tudo. Espero que gostem da sugestão e que tenham uma boa semana.
Não se esqueçam de festejar seja o que for e da forma que for.
Mafalda😘
Comentários
Enviar um comentário