Avançar para o conteúdo principal

#tbt - Risotto de Lapas e Tomate Seco com Topping de Curgete e Coentros


Mexer ou remexer no passado por vezes traz ansiedade mas… nem sempre é mau. No meu caso em concreto, tenho tido boas surpresas ao reler receitas que escrevi e que já não me lembrava.

E ainda bem que o tenho feito!

Muitas vezes dizem-me que me exponho demais, que o que escrevo não tem interesse nenhum, que sou muito extensa e que ninguém tem pachorra para textos grandes, mimimimi.

A verdade é que todos esses comentários chegam-me a dentro e, infelizmente, mais do que eu queria. No entanto, tenho aprendido a relativizar esse tipo de feedback. Não que seja alheia à crítica, nada disso, já disse e repito: sem crítica não crescemos nem melhoramos. O que faço é por as cosias em perspetiva e acreditar que: quem gosta fica quem não, não é obrigado.

E é assim que escrevo e é assim que vou evoluindo aqui neste cantinho.

Adiante…

Encontrei esta receita de Rissoto, escrita a 15 de maio de 2015, e percebi que ainda não tinha nenhuma receita deste prato aqui no blogue.

Fica aqui a partilha com o texto e com as fotografias tiradas há 5 anos.

“Boa noite,

Sei que já não são horas de cozinhar mas pode ser que sirva de inspiração para algum almoço/jantar que queriam fazer durante o fim-de-semana. Este prato é ideal para 6/8 pessoas e ficarão todos satisfeitos e surpreendidos com estes sabores.

Este Risotto surge de uma invenção, ou seja, um teste. Poderia dar-se o caso de no final ir tudo parar ao caixote do lixo mas felizmente resultou tão bem que vou partilhar com vocês.

As lapas são uma iguaria regional que, pelo que apurei, estão no mercado de consumo entre o mês de março e outubro. Estamos na época delas😉

Para o Risotto de Lapas e Tomate Seco:

Os ingredientes que nunca estão completos nesta primeira foto porque depois vou adicionando outros a gosto.

- 500gr de lapas (com casca)
- 1 cebola finamente picada
- 100gr de tomate seco cortado em tiras
- 2 chávenas de arroz de risotto
- 1 copo de vinho branco
- manteiga
- sal
- queijo parmesão
- caldo

Caldo de Lapas:


- 500gr de lapas com casca
- rama de alho francês
- 3 dentes de alho,
. pimenta preta

Topping de Curgete e Coentros:

- 1 curgete média
- molho inglês
-sal
-coentros
- azeite

Como fazer:

Primeiro deve-se fazer o caldo. O segredo do risotto está no caldo. Para isso numa panela grande coloquei os ingredientes descritos no "Caldo de Lapas". Deixei cozinhar por 20 minutos.
Depois disso escorrer muito bem por um passador fino e separar as cascas do molusco e reservar este último.

Na panela onde se vai cozinhar o risotto colocar a cebola finamente picada. Nesta fase costuma-se usar manteiga. Eu usei o azeite que conservava o tomate seco para dar ainda mais sabor. Deixei refogar e depois acrescentei o risotto. Usei 2 chávenas de chá para 4 pessoas.

Quando o grão do arroz começou a ficar translúcido coloquei o copo de vinho branco e deixei evaporar mexendo de vez em quando.
A porção de caldo que se adiciona deve apenas cobrir o risotto

Sei que está na altura de adicionar o caldo quando o risotto faz o ponto de estrada que por outras palavras é quando se passa a colher e este abre-se em duas partes sem se voltar a unir.
Ponto de Estrada

Cobri com caldo e deixei cozinhar até fazer novamente ponto de estrada. Desta vez adicionei o tomate seco e a lapas porque queria que este incorporasse o saber destes dois elementos.
Fui fazendo ponto de estrada e adicionando caldo mais ou menos durante 20 minutos. Aqui têm de provar e ver se o risotto está ao vosso gosto.
Logo após a primeira leva do caldo adiciono as lapas e o tomate seco

Entretanto numa frigideira anti-aderente adicionei a curgete e um fio de azeite e deixei que secasse a sua água. Temperei com um pouco de sal, molho inglês e coentros bem picados. 5 minutos e está pronta.
Por fim completei o prato. Adicionei queijo parmesão ao risotto e uma noz de manteiga (esta parte vai depender do vosso gosto pelo parmesão e pela manteiga). Até então não tinha posto sal. Convém retificar só no final pois o parmesão e a manteiga são ingredientes salgados.

Para servir usei um prato fundo. Coloquei uma porção de Rissoto de Lapas e Tomate Seco com o Topping de Curgete por cima.

Modéstia à parte parecia e sabia a uma refeição de restaurante! :)

Tenham atenção à parte do caldo, tem de ficar mesmo bem coado senão passam as areias das lapas e fica desagradável ao paladar.

Espero que tenham gostado da sugestão!
Bom fim de semana.”

Espero mesmo que tenham gostado da sugestão.

Quanto às lapas podem encontrá-las na Peixaria do Sérgio, têm estado uma delícia, ou se tiverem congeladas também podem usar.

Mafalda

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bodião no forno e a empreitada para deixar de comer peixe

O bodião é um peixe que se encontra facilmente na Madeira pois o seu habitat preferencial é  junto á costa em toda a orla rochosa, em locais com muitas algas e também dentro dos portos. A sua cor varia entre o vermelho e o castanho sendo que identifica se é fêmea ou macho, respetivamente. A sua carne é muito branca e densa e é dos peixes que mais gosto. Tem um sabor muito próprio que me leva à minha herança gastronómica. Em qualquer restaurante de peixe há bodião. Normalmente é feito grelhado ou então em filetes fritos. A minha opção de fazer no forno foi por ser mais rápido e também por gostar muito de peixe assado. E vá… porque queria testar esta receita :D Pré-aquecer o forno a 200º. Comecei por fazer o tempero do peixe: Numa trituradora juntei: -6 tomates secos - 2 dentes de alho - 1 pitada de sal - uma mão cheia de mistura de especiarias - duas mãos cheias de manjericão fresco - azeite e vinagre Tudo triturado até ficar uma pasta. Coloquei os peixes num tab

Porque é que risquei o fiambre da minha lista de compras?

Muitos de vocês já devem saber a resposta a esta pergunta mas hoje vou falar um bocadinho deste assunto. Não esperem de mim grandes fundamentalismos ou mesmo reprovação a comportamentos. Vou dar a minha opinião esclarecida sobre o assunto com uma dica ou sugestão de alternativa alimentar a este produto. Vamos então ver como é composto o fiambre. E vou dar um exemplo dum dito fiambre “bom”, o de perú: Lista de ingredientes: Peito de peru (53 %), água, sal, amido, estabilizador (E420), dextrose, lactose, proteínas do leite, emulsionantes (E451, E450), aromas, açúcar, gelificantes (E407, E415, E412), intensificador de sabor (E621), antioxidante (E316), cloreto de potássio, aroma de fumo, conservante (E250). Cobertura decorativa: água, gelatina de suíno, corante (E150). Pode conter vestígios de: soja. Informação retirada do produtor: Ver outras informações . Assim sendo: temos duas vezes no mesmo alimentos adição de dois açúcares (Dextrose + Sacarose), Sal e com os seguintes &

Papas de aveia no forno com frutos vermelhos e o dia do Obrigado!

Umas das resoluções que fiz para o ano de 2018 é fazer com que os meus filhos sejam mais “fáceis” de contentar saindo dos pequenos-almoços tradicionais com cereais e pão. Eu esforço-me acreditem. Tento sempre fazer com que a comida mais saudável saiba bem porque sei muito bem que comer só por comer não adianta de muito e não muda hábitos. Já tinha tentado as papas de aveia com banana e canela , mas não correu nada bem. Como disse na altura, não vou desistir e vou continuar a dar o melhor de mim. As papas de aveia no forno são uma boa opção para mim, porque as faço na véspera e depois guardadas em local fresco aguentam pelo menos uns 3/4 dias. Vi esta receita no blogue do Casal Mistério e pareceu-me muito bem para uma nova tentativa de papas de aveia. Ingredientes Secos - 2 chávenas de flocos de aveia; - 1 colher de chá de fermento; - 1 colher de chá de canela (eu devo ter posto mais); - 1 pitada de sal; - 1 colher de sopa de açúcar de coco Ingredientes líquidos