Estamos a começar a sentir que o nosso frigorífico mais parece um aglomerado de tupperwares com sobras, sobrinhas, sobretas.
É bom sinal, ou seja, não estamos a desperdiçar. No entanto, e eu sei bem disso, a maior parte das vezes não nos apetece comer “restos” porque andamos sempre a repetir os sabores.
Ora, estas cebolas caramelizadas ou cebolas agridoces poderão ser a solução para uma nova roupagem das nossas sobras. Nestas refeições costumo fazer algo fresco (feito na hora) para que a refeição não seja repetitiva e nos ajude a ir para a mesa sem pensar que vamos estar a comer o mesmo dos dias anteriores.
Vamos lá às cebolas:
2 Cebolas grandes
Azeite
1 Colher de sopa generosa de manteiga
70g ou 5 colheres de sopa de açúcar mascavo
3 Folhas de louro
125ml de vinagre de vinho tinto ou balsâmico
Como fiz:
Descasquei as cebolas e cortei-as em fatias grossas (mais ou menos 2cm). Numa frigideira com tampa, pus o azeite, a manteiga e o açúcar. Quando a manteiga derreteu, acrescentei as folhas de louro e as cebolas e deixei cozinhar uns 5 minutos. Acrescentei o vinagre, tampei a frigideira e em lume brando deixei cozinhar mais uns 25 minutos. Vão deitando o olho pois se o caramelo começar a ficar muito espesso acrescentem um pouco de água.
Com estas cebolas podem fazer uma sandes com sobras de carne, compor uma salada de vegetais, servir como entrada em cima de uma fatia de queijo, acompanha lindamente hambúrgueres ou ainda são ideais para as ótimas sugestões que possam ter e que não me tenha lembrado. Se assim for partilhem que gosto de saber.
Beijinhos e que a Festa continue a ser leve e feliz.
Mafalda
Comentários
Enviar um comentário