Vamos!
O Natal é a época festiva por excelência, um período de comemoração entre amigos e família. É uma das minhas alturas do ano preferidas. Contudo, estas reuniões e os momentos de convívio normalmente significam também alguma azáfama e agitação no nosso dia-a-dia.
O melhor mesmo é seguir as minhas sugestões para que os instantes de convívio sejam um prazer.
Poucos ingredientes, pouco tempo de preparação e ajuda do forno fazem deste Folhado de Espargos e Queijo Roquefort uma entrada sublime ou então um prato principal cheio de sabor. Fiz ainda um vinagrete de tangerina para celebrar os produtos da época.
Comecei por dar a forma quadrada a uma folha redonda de massa folhada. Reservei os cantos.
Dispus 200 gramas de queijo roquefort pela massa folhada, deixando uma margem nas extremidades. É importante que o queijo esteja à temperatura ambiente para estar cremoso. Depois coloquei os espargos brancos, polvilhei com malagueta fresca e um fio de azeite.
Sobrepus aos limites do quadrado as sobras da massa folhada para que formasse um desnível. Ajuda a acomodar o recheio. Bati um ovo e pincelei com ele a massa folhada (onde não tinha o recheio). Levei ao forno pré-aquecido a 200.º graus por 20 minutos ou o tempo que indicar na embalagem da massa folhada. Tem de ficar tostado.
Enquanto o folhado “cozinhava”, fiz um vinagrete de tangerina para que houvesse um contraponto ácido ao sabor forte do folhado. Comecei por ralar para uma taça um polegar de gengibre fresco, acrescentei uma colher de sobremesa de mostarda Dijon, sumo de duas tangerinas, sumo de meio limão, sal e pimenta preta. Retifiquem os temperos a vosso gosto.
Podem substituir o queijo roquefort por queijo gorgonzola, os espargos por alcachofras e para quem não gosta de picante… nada de malaguetas.
Preparam-se que vão fazer sucesso com este prato!
E… já para a mesa que este folhado desaparece num instante!
Mafalda
Comentários
Enviar um comentário