Ontem foi o Dia de Natal. E eu quero desejar-vos tranquilidade, paz, amor e muita saúde para este dia e para todos os outros que hão-de chegar.
Não sei se estão a ler este texto pela manhã, mais perto da hora do almoço ou então enfardados até a mais não. O que menos vos apetece nestes dias é falar em comida , quanto mais aprender receitas novas.
Prometo não o fazer!
Queria apenas dar-vos algumas sugestões para toda a comida que sobra e que não deve ser deitada fora. A quantidade de restos nesta altura aumenta exponencialmente e o desperdício alimentar daria para saciar muitas famílias carenciadas. Por isso, creio que será muito útil lerem até ao fim.
Queijos:
- Os queijos são muito resistentes à congelação. Não perdem as propriedades. Se for um queijo duro, triture-o e guarde-o em sacos para depois poder servir numa lasanha, na bolonhesa ou numa salada. Os queijos moles, se derretidos em banho-maria, fazem um belíssimo molho para uma massa de queijo.
Saladas:
O ideal é não as temperar, ou seja, cada um temperá-la no seu prato. Assim, o que restar pode guardar no frigorífico e fazer uma nova no dia seguinte. As folhas de alface, caso estejam menos fresas, ficam muito bem na sopa.
Carnes:
Separe, em sacos, as quantidades que depois servirão o número de pessoas para quem costuma cozinhar e depois ponha a congelar. Os aproveitamentos de carne fazem pratos de arroz muito saborosos, queques de carne e vegetais ou ainda podem ser comidos como prato principal noutro dia, com os acompanhamentos que melhor decidir.
Frutos secos:
Se os fechar bem para que não entre ar, aguentam frescos durante muito tempo. Pode utilizá-los com iogurte ao pequeno-almoço ou lanche, para dar um travo crocante a uma salada. As opções são infinitas.
Broas:
Iguais aos frutos secos, se bem fechadas, têm grande durabilidade. Pode também triturá-las e usar para fazer a base do cheesecake, ou então para um crumble, ou ainda para comer com à frente da televisão a ver o seu filme preferido.
Pão:
Mais uma vez o congelador é um bom aliado. E pode depois usá-lo para fazer crutons, pangritata, croquetes, hambúrgueres ou mesmo umas belas torradas.
Estes são apenas algumas sugestões dos ingredientes mais comuns do nosso Natal. Espreitem mais sugestões aqui no blogue.
Desejo-vos um Natal Feliz!
Mafalda
Comentários
Enviar um comentário