Já está praticamente tudo inventado e testado e a comida não foge a este caminho. O arroz de tomate é um prato muito típico da gastronomia portuguesa e, regra geral, toda a gente sabe como fazê-lo ou já tem a sua receita. Mas… há sempre alguma coisa que podemos inovar e nada melhor do que aprender com quem sabe e tem a sua própria versão.
A FoxLife tem uma nova série com o Chefe Henrique Sá Pessoa – Chefe de Família. Como ando sempre à procura de coisas novas logo que a vi comecei a gravar a série. Esta é a minha forma de aprender e atualizar-me na forma como cozinho. Vejo muitos programas, vejo muita comida mas vou fazendo filtros àquilo que vejo. Este programa, na minha opinião, está muito bem feito e o chefe Henrique transpôs para este programa uma forma ligeira mas não banal de cozinhar. É deste tipo de cozinha que gosto e que me identifico. Daqui do Mafabulouscook diretamente para ele e para o canal, os meus sinceros parabéns. Parabéns, também, ao Lidl por apostar neste tipo de publicidade. Assim é que é!
Foto retirada daqui: https://chefdefamilia.pt/
Voltando ao arroz de tomate, achei muito interessante a sua ideia e já a pus em prática, com as devidas alterações: não usei caldo e sim água, não tinha a curgete e não a pus nem as folhas de hortelã, mas… como vos digo sempre, nada nos impede de cozinhar e de ter um bom resultado final.Quanto ao toque diferente que vi neste arroz e que me chamou a atenção foi o adicionar do tomate a cru e no final. Nice!✌
Vamos lá começar a cozinhar!
Ingredientes:
- 1 cebola
- meio pimento vermelho
- 3 dentes de alho
- 1 tomate fresco pelado
- 1 folha de louro
- 1 chávena polpa de tomate frito
- 1 chávena de arroz
- 3 chávenas de água (faço sempre assim porque gosto dele malandrinho)
- sal
- azeite
- coentros frescos
Como fiz:
Comecei por picar a cebola, o alho e os pimentos.
Depois pus a refogar num fio de azeite e acrescentei uma folha de louro.
Quando ficaram dourados acrescentei a polpa de tomate frito e misturei bem.
Depois a chávena de arroz (usei vaporizado) e voltei a envolver bem.
Adicionei a água e temperei com sal. Deixei cozinhar em lume médio durante uns 13 minutos, ou o tempo que indicar na embalagem.
Entretanto pelei o tomate (ver aqui como se faz), retirei as pevides (opcional) e piquei os coentros.
Quando retirei do lume adicionei o tomate e os coentros e retifiquei de sal.
Servi com bacalhau assado no forno em cima de uma cama de pimentos, cebola e alho. Não tinha os lombos como na receita original por isso em vez de caçar com um cão cacei com um gato e a caçada correu bem.
Podem ver aqui o vídeo original.
Espero que gostem da “nossa” sugestão, hehehe, e que fiquem com mais alguns truques na manga para o vosso dia-a-dia.
Mafalda
Comentários
Enviar um comentário