E hoje, com esta Primavera invernosa, está mesmo a pedir um prato diferente e delicioso para confortar e dar ânimo.
Eu gosto muito de comida asiática no seu geral e a comida chinesa não escapa a este gosto. Tive o primeiro contacto com este tipo de comida nos restaurante chineses, mas tal como os restaurante portugueses no estrangeiro, nunca se está a comer a comida real do país de origem. Os paladares são adaptados ao gosto do país onde estamos e costumo dar este exemplo em relação às pizas: no nosso país estas levam frango e ananás e molho cocktail para além de uma fatia já servir de refeição, em Itália isso não acontece, as pizzas são leves e com um recheio muito equilibrado.
Adiante, gosto muito de dumplings. Estes são uma espécie de bolinho que mais se assemelham a um ravioli e o seu recheio é do mais variado que possam imaginar, desde os vegetarianos aos mais compostos com carnes e camarão.
É uma das referências da comida chinesa por ser fácil de comer e versátil na hora de os preparar.
Em Berlin, no Thay Market, tive a oportunidade de provar uns dumplings deliciosos e fiquei com vontade de os cozinhar de forma regular mas não me tinha ainda dedicado a fazê-lo até porque para fazer um dumpling de raiz o ideal é fazer a própria massa. Eu não tenho muito tempo e foi por isso que quando os vi (dos bons) no Supermercado Chen (aquele supermercado chinês que já vos falei) não hesitei em comprar…não me arrependi.
Vamos lá cozinhar.
Ingredientes para 4 pessoas:
- 400 gr de dumplings congelados
- um grande molho de cogumelos chineses
- restos de fiambre de frango (ver aqui como se faz)
- 1 bolbo de citronela
- 3 dentes de alho
- molho de soja q.b
- sementes pretas de sésamo q.b. e opcional
- coentros q.b.
- óleo de sésamo
-sal
-pimenta
- chili sauce ou molho de malagueta q.b. e opcional
Como fiz:
Numa frigideira grande pus a refogar o alho e a citronela num fio de óleo de sésamo. Depois juntei os cogumelos, o frango partido aos cubos, temperei com molho de soja e deixei que ganhassem cor.
Deve ter sido à volta de uns 6 a 8 minutos todo o processo.
Depois retirei da frigideira e reservei.
Na mesma frigideira voltei a juntar um fio de óleo de sésamo e coloquei os dumplings, ainda congelados, fazendo-os ganhar cor de todos os lados. Quando estavam dourados cobri com água, temperei com sal e pimenta.
Deixei cozinhar por uns 6 minutos com a frigideira tapada.
Na travessa onde servi, juntei o primeiro preparado aos dumplings, polvilhei com coentros frescos e sementes pretas de sésamo.
Para eles pus molho de soja, para nós pus molho de malagueta para acompanhar.
Ficou uma delícia e aconselho a que experimentem porque vão gostar e assim ajuda a variar a vossa ementa de casa.
Espero que gostem da sugestão e que tenham um bom fim-de-semana.
Mafalda
Comentários
Enviar um comentário