Estes dias, menos ativa neste cantinho, deve-se a uma fase de mudança que anda a ocorrer aqui para estes lados. Nada de especial mas como toda a mudança requer um período de adaptação, reprogramação e muita inspiração seguida de expiração.
Mas como nada acontece por acaso, este fim-de-semana foi tudo o que eu precisava. Casou-se a minha querida amiga Manuela e com isso a oportunidade de estar com as minhas queridas Elisabete, Andreia, Guida. Faltou a Patrícia por motivos de bebé pequeno mas foi como se lá estivesse.
Apesar da chuva e do frio foi um dia lindo e muito feliz. Nada podia ser diferente. Felicidades para os noivos ❤
Na véspera do casamento a Elisabete organizou um jantar em sua casa. Como sempre fazemos, todas contribuímos com alguma coisa e assim fica mais ágil.
O mais normal é levar bebida, uma entrada ou um doce. Contudo, estivemos a pensar que não queríamos grandes banquetes pois o jantar já seria tardio. Eu até já tinha pensado fazer um post sobre o assunto: “Porque sobra sempre (montes) de comida nas festas, convívios e afins”, mas ficará para outro dia.
Adiante, a mim calhou-me levar uma entrada/salada. À primeira vista pode parecer limitativo por dois motivos essenciais: simples demais (quem quer uma entrada de alface e tomate?) e porque não dá jeito nenhum levar salada para a casa de ninguém.
Então vamos lá saber o que levei, como transportei e depois como servi esta salada que acompanhou o delicioso Bacalhau à Brás feito pela dona da casa.
Salada de espargos, espinafres e rabanetes com vinagrete de mostarda e limão
Para 5 pessoas:
300 gr de espinafres frescos e verdes
200 gr de folhas de espinafre baby e frescas
150 gr de rabanetes
Para o vinagrete:
- 1 limão
- 1 colher e sopa de mostarda Dijon
- 2 dentes de alho
- sal
-azeite
- vinagre balsâmico
Como fiz:
Comecei por escalfar os espargos numa panela com água e sal. Escalfar significa cozinhá-los por pouco tempo, neste caso, depois de levantarem fervura, desliguei o lume e deixei-os ficar dois minutos. Depois retirei-os e arrefeci-os em água fria. Reservei.
Laminei os rabanetes numa mandolina e reservei.
O vinagrete fi-lo num frasco. Facilita a mistura dos ingredientes e fica pronto para levar.
Para dentro do frasco ralei os dentes de alho.
Juntei a mostarda.
O sumo de limão.
O azeite, o vinagre e um pouco de sal.
Agitar bem o frasco, provar, retificar e está pronto.
Para levar, coloquei os espargos e os rabanetes num tupperware. Guardei os espinafres (que estavam embalados) e também o vinagrete.
Transporte fácil e pouco pesado.
Na casa da Elisabete coloquei numa saladeira os espargos, depois as folhas de espinafre e por fim os rabanetes.
Só quando fomos para a mesa é que temperei com o vinagrete para não “cozer” as folhas dos espinafres.
Misturar bem e… voi lá… fica tudo pronto e delicioso.
Espero que gostem da sugestão e da próxima vez que tiverem de levar alguma coisa para a casa de alguém pensem nesta bela saladinha.
Foi um jantar tão bom que nem vos conto. Fez bem a tudo. Obrigada minhas queridas do coração.
Mafalda
Comentários
Enviar um comentário