Avançar para o conteúdo principal

O lado Doce da Europa- uma aventura com final feliz


Integrado nas comemorações oficiais do Ano Europeu para o Património Cultural, a Deputada ao Parlamento Europeu Cláudia Monteiro de Aguiar em parceria com o Centro de Informação Europe Direct Madeira (CIED Madeira) promoveu o Concurso Gastronómico “O lado Doce da Europa”.

O concurso teve como principal objetivo divulgar a gastronomia europeia, especificamente a doçaria, enquanto elemento importante da identidade e diversidade cultural dos  indivíduos, comunidades e sociedades.

As equipas tiveram que reproduzir uma receita - doce/sobremesa típica de um Estado Membro da União Europeia, fornecida aleatoriamente pela organização do concurso.

Aqui começa a aventura!

Quando fui entrevistar a Ângela Jesus para a rubrica “pessoas que eu recomendo” no inicio de março, não me passaria pela cabeça ver-me envolvida neste concurso. Enquanto falávamos, cozinhávamos, tirava fotos e fazia perguntas, surge a questão: Mafalda, quer ser minha parceira num concurso? Eu: concurso? Ângela: sim, de doces! Eu: como assim doces? Sabe que não tenho jeito nenhum! Ângela: ok está combinado, vamos fazer equipa. Eu:  Ai meu Deus agora é que vai ser bonito! Ângela: vou já mandar mail para a casa do povo de Santo António para nos inscrever. Eu: não disse mais nada mas fiquei a pensar onde me estava a meter! Mas depois pensei, a Ângela é uma doceira de mão cheia, só terei a ganhar com a experiência. E mal sabia eu que ganhar era a palavra de ordem em todos os sentidos. Sabem quando vos digo que a vida encarrega-se de por as pessoas certas nos momentos certos nas nossas vidas? É tudo verdade e eu só tenho de estar grata.

Aleatoriamente foi-nos atribuída uma receita típica da Letónia.

Das três opções escolhemos a Cielavina. Foi uma boa escolha pois visualmente era muito apetecível mas nós sabemos que o aspeto não é tudo e quisemos fazer o nosso melhor. (receita no final)

Início do processo

Escolhida a sobremesa combinamos para a praticar.

1.º treino

Compras feitas, ingredientes preparados, receitas em punho, lá nos dedicamos a compor a Cielavina. Como era de prever não correu tudo às mil maravilhas. Para quem gosta deste tipo de desafio é importante salientar que o erro é fundamental no aperfeiçoamento da receita. O merengue ficou denso e o ganache muito duro não fazendo o efeito desejado. O caramelo queimou só acertando o creme entre as camadas. Desengane-se quem acha que a sorte não dá trabalho. Experimentamos uma decoração mas depois de pensar bem não era a mais adequada.



Apesar de muitos dos elementos não terem ficado do nosso agrado foi uma boa maneira de sabermos o que tínhamos de melhorar.

2.º treino

O merengue ficou no ponto, o caramelo salgado também mas... o creme e o ganache talharam. Fizemos e refizemos e não havia maneira de não talhar. Eu nunca tinha ouvido falar que o ganache talhava mas acreditem que aconteceu. Não fazemos ideia do que foi. Repetimos várias vezes e sempre a talhar.  Testamos outra decoração e esse capítulo ficou encerrado.Enchemo-nos de pensamentos positivos, trocamos mensagens durante algumas vezes sempre a especular sobre o creme mas com a confiança que à terceira era de vez até porque seria o dia em que iríamos compor a sobremesa para apresentar aos jurados.



Preparação para a final

Este doce tem de ser feito em 3 dias: num faz-se o merengue, no outro recheamos e no terceiro é servido. Tivemos esse cuidado. Na véspera do concurso reunimos novamente para finalizar a Cielavina (até parece nome de gente). Munimo-nos de ingredientes em excesso para que pudéssemos fazer tudo direito até ficar no ponto certo. Se tivéssemos de fazer 20 vezes o creme, assim faríamos. Felizmente não foi preciso. Para além de ter ficado tudo a nosso gosto divertimo-nos à brava.



5 de maio “grande final” e...... dia de aniversário da Ângela

Como combinado às 15h30 chegamos a Câmara de Lobos para apresentar a nossa sobremesa. Estava um dia de chuva e a organização esteve muito bem ao acautelar este pequeno mas incómodo pormenor.

 As equipas foram chamadas à vez para apresentar a sobremesa ao juri e falar um pouco sobre a mesma. No final, tivemos a oportunidade de experimentar todas as sobremesas a concurso.



A deliberação do júri foi rápida e passada meia hora já havia fumo branco. Eu que estava tranquila comecei a sentir uma espécie de nervosos miudinho. Acho que a Ângela também. Começaram por anunciar que em vez de 5 premiados seriam 6. Boas notícias.

Este este composto por:

Fernando Melo - Critico Gastronómico - Revista Evasões
Cláudia Aguiar - Eurodeputada
Marco Teles - Centro Europe Direct da Madeira

Foi então que começou a chamada do sexto ao primeiro classificado. Eu sinceramente tinha a confiança que pelo menos nos 5 primeiros ficávamos mas chega ao segundo lugar e o nosso nome não tinha sido chamado. Juro que pensei: olha queres ver que correu mal!!! Mas não disse nada. Aliás eu e a Ângela não olhávamos uma para a outra.

E começa: E agora o grande vencedor deste concurso, com grande unanimidade do juri, uma sobremesa muito doce (e eu pronto lá fomos) é a equipa da...pausa prolongada...

Letónia!!!!

Eu nem percebi de imediato mas depois quando disseram o nosso nome deu-me vontade de saltar, hehehe. Sei que começamos a duas a rir num misto de nervoso miúdinho, frio e excitação. Nos cinco primeiros sim, mas ganhar foi deveras uma surpresa. E sabem? Sem falsa modéstia, perder e ganhar é desporto mas ganhar é mesmo bom! Especialmente porque fizemos por isso. Volto a repetir, a sorte dá trabalho.

Que bom presente de aniversário Ângela!

Em princípio no último trimestre do ano vamos a Bruxelas para uma visita ao Parlamento Europeu e quiçá comer umas mules e beber umas cervejas.

Agradecimentos

Em primeiro lugar à Ângela, por me ter desafiado e por ter confiado em mim (mais do que eu própria). Ela não quer que eu diga isto mas, aqui que ninguém nos ouve, o mérito é em grande parte dela.

Aos provadores: Luis, Manuel, Vasco, Luísa, David, Sofia, Laura, Mané e Bino.

à Eurodeputada Cláudia Monteiro Aguiar

ao Centro de Informação Europe Direct Madeira (CIED Madeira)

à Casa do Povo de Santo António.

E a vocês que estão sempre desse lado!

Mafalda

Cielaviņa
Receita típica da LETÓNIA
Ingredientes

Para o merengue:
400 g de açúcar refinado
6 claras de ovos
75 g de farinha
250 g de amendoim ou avelã

Para o recheio:
6 gemas
40 g de açúcar refinado
60 ml de água
400 g de manteiga sem sal amolecida
4 colheres de sopa de cacau em pó holandês
150 g de leite condensado
Rum de 50 ml (opcional)

Para o Ganache de chocolate (cobertura):
150 g de chocolate amargo
75 ml de natas
Amendoim ou avelãs (opcional)
Biscoitos de chocolate (opcional)

Modo de preparação 

Pré-aqueça o forno a 160°C. Forre uma forma antiaderente com papel de manteiga. Desenhe um círculo do tamanho do bolo (geralmente 26 cm de diâmetro) no papel manteiga. Serão necessárias no total três formas (ou uma forma grande, dependendo do tamanho do forno e do bolo).

Para fazer o merengue, pique as nozes no processador de alimentos. Coloque as nozes numa panela e coza por alguns minutos. Retire as nozes da panela e deixe arrefecer completamente. Bata as claras em velocidade baixa, até ficarem espumosas. Aumente a velocidade para alta por 2-3 minutos. Adicione o açúcar, um terço de cada vez e continue a bater em velocidade alta por 2-3 minutos. Por esta altura, a mistura deve ser dura e brilhante. Peneire a farinha; envolva a farinha e as nozes na mistura de merengue. Divida a mistura em 3 partes iguais. Coloque cada parte no meio do círculo desenhado no papel manteiga. Mesmo fora das bordas com uma espátula ou faca de manteiga. Reduza a temperatura do forno para 120°C. Coloque a forma(s) no forno e coza durante por 1 hora. Quando todos os merengues estiverem cozidos, coloque-os novamente no forno (ainda quente, mas desligado) para secar durante a noite.

Para fazer o recheio, deite a água numa panela pequena e adicione o açúcar. Deixe ferver e cozinhe até o açúcar estar completamente dissolvido. Coloque as gemas numa taça e misture com o xarope de açúcar quente. Enquanto mexe, adicione a manteiga amolecida, o pó de cacau peneirado e adicione gradualmente o leite condensado. Deixe o recheio arrefecer completamente.

Para fazer a cobertura, combine o chocolate e as natas numa panela em banho-maria. Mexa com uma colher de metal até ficar homogéneo. Retire a taça do lume. Reserve à temperatura ambiente para arrefecer, mexendo ocasionalmente, até que o ganache fique espesso.

Para a montagem do bolo, pegue num dos merengues e coloque num prato. Divida o recheio em três partes e espalhe um terço do recheio no merengue com uma espátula deixando uma borda de 2cm. Repita com o segundo merengue. Coloque o terceiro merengue no topo e espalhe o recheio por toda a camada superior. Deite o ganache no centro do bolo, em seguida, lentamente, mas de forma constante, deite junto às bordas, permitindo que o ganache escorra pelos lados e cubra o bolo. Decore o bolo com nozes, biscoitos de chocolate picados ou um pouco do recheio.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bodião no forno e a empreitada para deixar de comer peixe

O bodião é um peixe que se encontra facilmente na Madeira pois o seu habitat preferencial é  junto á costa em toda a orla rochosa, em locais com muitas algas e também dentro dos portos. A sua cor varia entre o vermelho e o castanho sendo que identifica se é fêmea ou macho, respetivamente. A sua carne é muito branca e densa e é dos peixes que mais gosto. Tem um sabor muito próprio que me leva à minha herança gastronómica. Em qualquer restaurante de peixe há bodião. Normalmente é feito grelhado ou então em filetes fritos. A minha opção de fazer no forno foi por ser mais rápido e também por gostar muito de peixe assado. E vá… porque queria testar esta receita :D Pré-aquecer o forno a 200º. Comecei por fazer o tempero do peixe: Numa trituradora juntei: -6 tomates secos - 2 dentes de alho - 1 pitada de sal - uma mão cheia de mistura de especiarias - duas mãos cheias de manjericão fresco - azeite e vinagre Tudo triturado até ficar uma pasta. Coloquei os peixes num tab

Porque é que risquei o fiambre da minha lista de compras?

Muitos de vocês já devem saber a resposta a esta pergunta mas hoje vou falar um bocadinho deste assunto. Não esperem de mim grandes fundamentalismos ou mesmo reprovação a comportamentos. Vou dar a minha opinião esclarecida sobre o assunto com uma dica ou sugestão de alternativa alimentar a este produto. Vamos então ver como é composto o fiambre. E vou dar um exemplo dum dito fiambre “bom”, o de perú: Lista de ingredientes: Peito de peru (53 %), água, sal, amido, estabilizador (E420), dextrose, lactose, proteínas do leite, emulsionantes (E451, E450), aromas, açúcar, gelificantes (E407, E415, E412), intensificador de sabor (E621), antioxidante (E316), cloreto de potássio, aroma de fumo, conservante (E250). Cobertura decorativa: água, gelatina de suíno, corante (E150). Pode conter vestígios de: soja. Informação retirada do produtor: Ver outras informações . Assim sendo: temos duas vezes no mesmo alimentos adição de dois açúcares (Dextrose + Sacarose), Sal e com os seguintes &

Papas de aveia no forno com frutos vermelhos e o dia do Obrigado!

Umas das resoluções que fiz para o ano de 2018 é fazer com que os meus filhos sejam mais “fáceis” de contentar saindo dos pequenos-almoços tradicionais com cereais e pão. Eu esforço-me acreditem. Tento sempre fazer com que a comida mais saudável saiba bem porque sei muito bem que comer só por comer não adianta de muito e não muda hábitos. Já tinha tentado as papas de aveia com banana e canela , mas não correu nada bem. Como disse na altura, não vou desistir e vou continuar a dar o melhor de mim. As papas de aveia no forno são uma boa opção para mim, porque as faço na véspera e depois guardadas em local fresco aguentam pelo menos uns 3/4 dias. Vi esta receita no blogue do Casal Mistério e pareceu-me muito bem para uma nova tentativa de papas de aveia. Ingredientes Secos - 2 chávenas de flocos de aveia; - 1 colher de chá de fermento; - 1 colher de chá de canela (eu devo ter posto mais); - 1 pitada de sal; - 1 colher de sopa de açúcar de coco Ingredientes líquidos