De vez em quando sabe-me bem comer refeições mais tracionais, não as como mais vezes pois sei que não são as mais saudáveis e também porque se comesse alheira e enchidos todos os dias estava uma bola redondinha assim a puxar para a elefanta.
Adiante. “A alheira é um enchido típico da culinária portuguesa cujos principais ingredientes podem ser carne de aves, pão, azeite, banha, alho e colorau. Na região de origem a norte de Portugal (Trás-os-Montes) a alheira é consumida grelhada, ou assada em lume brando, acompanhada por batata cozida com um fio de azeite, e legumes da época variados. Mais a sul o mais natural é encontrar os menus com a alheira frita, batatas fritas, ovo estrelado e saladas de alface e tomate. Por vezes, é também acompanhada por grelos de couve ou de nabiça.”
In: Wikipédia
Na minha versão não consta fritura e fiz uma adaptação da alheira com ovo, tentado manter o meu foco numa confeção mais saudável.
É de rápida preparação e o resultado final diferente. Tenho umas assadeiras individuais e foi aí que compus esta alheira no forno com ovo a cavalo.
Pré-aquecer o forno a 200º.
Para um prato piquei couve e raspei cenoura. Reservei.
Noutro usei a carne da alheira e misturei com 2 colheres de sopa de natas azedas. Reservei.
Depois passei à montagem:
- Na assadeira coloquei uma camada de tomate frito;
- Por cima a couve e a cenoura;
- Por fim a camada com o preparado da alheira.
Coloquei no forno durante 20 minutos. Depois retirei e abri um ovo para cima de cada tacinha e voltei a colocar no forno.
Logo que a clara ficou branca desliguei o forno e deixei as tacinhas com o calor durante uns 4 minutos.
Depois polvilhei com coentros e flocos de malagueta. No deles pus só coentros. Fica a sugestão que espero que gostem e caso seja que a ponham em prática porque vai valer a pena.
Bom fim-de-semana.
Mafalda
Experimentei... Ficou ótimo! 🙂
ResponderEliminarAinda bem André. Obrigada pela partilha. Beijinhos e bons cozinhados**
Eliminar