Avançar para o conteúdo principal

As asas servem para...comer com as mãos!


O Rui Reininho diz que servem para voar e tem razão. Leiam até ao fim e comprovem que também tenho 1/2 dose de razão.✋

Asinhas de frango com sabores asiáticos. Que bom! Sabem tão bem e são uma alternativa ao frango “normal”, ou seja, frango inteiro, perna ou coxa. Tem ainda a vantagem de serem económicas, uma embalagem e 6 asas fica por 1,36€ (foi o que paguei). Para uma família de quatro como a minha, e como a malta come bem, comprei três embalagens e das 18 asinhas sobraram quatro para o dia seguinte.

O que faz a diferença neste petisco é o tempo que fica a marinar. Sugiro pelo menos 24 horas sendo que até às 72 horas só ficam a ganhar.

Vamos lá começar.

Coloquem as asinhas de frango num tupperware, depois cubram com molho de soja. O restante tempero é: sumo de lima, citronela - o bolbo e as folhas (na Madeira chama-se caninha), talos de coentros, uma malagueta, alhos, gengibre fresco e mel de abelha.

Como saber as quantidades? Comecem sempre por menos, provem e depois vão acrescentado ao vosso gosto. Vou só dar uma indicação, usei sumo de duas limas, 5 dentes de alho, um polegar e gengibre, uma malagueta e umas 4 colheres de mel. Confiem no vosso paladar.
Envolvi bem, tapei e deixei no frigorífico de um dia para o outro.

No dia de assar as asinhas pré-aqueci o forno a 200º enquanto forrava um tabuleiro com folha de papel vegetal e onde dispus as asas. Tenham atenção para não ficarem sobrepostas.

Coei a marinada para uma frigideira que deixei em lume médio. Esta marinada vai se transformar num molho pegajoso e delicioso que depois pus por cima das asinhas assadas.

Para tal vão ter de deixar reduzir. O que é reduzir? É fazer com que o molho engrosse. O tempo vai variar de casa para casa. Fiquem atentos e vão mexendo até à consistência desejada.
As asinhas basta pô-las no forno por uns 25 minutos ou até estarem com a pele estaladiça. Vão deitando o olho.

Dispus numa travessa grande, reguei com o molho e comemos com as mãos. O único acompanhamento foi uma salada de alface e que nem fez assim tanta falta.

Espero que gostem e espero que experimentem porque vão apreciar.
Aqui fica o link para as "Asas Eléctricas" dos GNR.
Bom fim-de-semana.


Mafalda

Comentários

  1. Olá! Confesso que não gosto muito de asas mas estas têm bom aspecto. Há forma de fazê-las sem a pele? É que sempre ouvi dizer que faz mal comê-la.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cirilo, as asas têm má fama há muito tempo. Dizem os entendidos na matéria que é a zona do corpo da galinha que retém maior quantidade de hormonas, daí ser um dito tradicional que era bom para fazer crescer as maminhas (bom para as raparigas mau para os rapazes). A minha opinião é que se comidas muito espaçadamente fazem o bem ou o mal que outros pratos e alimentos fazem. Quanto à pele é possível retirar depois de confecionadas. Antes é difícil pois haverá muito desperdício. Para terminar gostava de te deixar o desafio de provar com a pele estaladiça. Quando o fizeres depois diz! ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Bodião no forno e a empreitada para deixar de comer peixe

O bodião é um peixe que se encontra facilmente na Madeira pois o seu habitat preferencial é  junto á costa em toda a orla rochosa, em locais com muitas algas e também dentro dos portos. A sua cor varia entre o vermelho e o castanho sendo que identifica se é fêmea ou macho, respetivamente. A sua carne é muito branca e densa e é dos peixes que mais gosto. Tem um sabor muito próprio que me leva à minha herança gastronómica. Em qualquer restaurante de peixe há bodião. Normalmente é feito grelhado ou então em filetes fritos. A minha opção de fazer no forno foi por ser mais rápido e também por gostar muito de peixe assado. E vá… porque queria testar esta receita :D Pré-aquecer o forno a 200º. Comecei por fazer o tempero do peixe: Numa trituradora juntei: -6 tomates secos - 2 dentes de alho - 1 pitada de sal - uma mão cheia de mistura de especiarias - duas mãos cheias de manjericão fresco - azeite e vinagre Tudo triturado até ficar uma pasta. Coloquei os peixes num tab

Porque é que risquei o fiambre da minha lista de compras?

Muitos de vocês já devem saber a resposta a esta pergunta mas hoje vou falar um bocadinho deste assunto. Não esperem de mim grandes fundamentalismos ou mesmo reprovação a comportamentos. Vou dar a minha opinião esclarecida sobre o assunto com uma dica ou sugestão de alternativa alimentar a este produto. Vamos então ver como é composto o fiambre. E vou dar um exemplo dum dito fiambre “bom”, o de perú: Lista de ingredientes: Peito de peru (53 %), água, sal, amido, estabilizador (E420), dextrose, lactose, proteínas do leite, emulsionantes (E451, E450), aromas, açúcar, gelificantes (E407, E415, E412), intensificador de sabor (E621), antioxidante (E316), cloreto de potássio, aroma de fumo, conservante (E250). Cobertura decorativa: água, gelatina de suíno, corante (E150). Pode conter vestígios de: soja. Informação retirada do produtor: Ver outras informações . Assim sendo: temos duas vezes no mesmo alimentos adição de dois açúcares (Dextrose + Sacarose), Sal e com os seguintes &

Papas de aveia no forno com frutos vermelhos e o dia do Obrigado!

Umas das resoluções que fiz para o ano de 2018 é fazer com que os meus filhos sejam mais “fáceis” de contentar saindo dos pequenos-almoços tradicionais com cereais e pão. Eu esforço-me acreditem. Tento sempre fazer com que a comida mais saudável saiba bem porque sei muito bem que comer só por comer não adianta de muito e não muda hábitos. Já tinha tentado as papas de aveia com banana e canela , mas não correu nada bem. Como disse na altura, não vou desistir e vou continuar a dar o melhor de mim. As papas de aveia no forno são uma boa opção para mim, porque as faço na véspera e depois guardadas em local fresco aguentam pelo menos uns 3/4 dias. Vi esta receita no blogue do Casal Mistério e pareceu-me muito bem para uma nova tentativa de papas de aveia. Ingredientes Secos - 2 chávenas de flocos de aveia; - 1 colher de chá de fermento; - 1 colher de chá de canela (eu devo ter posto mais); - 1 pitada de sal; - 1 colher de sopa de açúcar de coco Ingredientes líquidos