Avançar para o conteúdo principal

Por a comida na mesa | Sopas e refeições ligeiras

Vamos continuar na programação das refeições da semana desta vez com as sopas e as refeições ligeiras. Aqui já se começa a misturar o almoço e/ou o jantar ou parte deles.

A organização e planeamento vão funcionar de forma muito eficaz para conseguirmos ter as refeições prontas a tempo e horas. A azáfama diária, as multitarefas com os filhos, ou mesmo com uma vida profissional agitada tiram-nos a energia necessária para termos ideias fantásticas quando chega a hora de cozinhar. Assim sendo, se tivermos tudo à mão fica, sem dívida nenhuma, muito mais fácil.

Vamos começar então com as sopas.

São nutritivas, alimentam, ajudam a saciar e se prontas bastam uns minutos para as aquecer. Eu costumo fazer a sopa para dois dias de refeições para não me cansar daquele sabor e fazer com que o comer a sopa não seja um castigo. A semana toda a mesma sopa é capaz de cansar, concordam?
Na minha casa o puré é o mais consensual, mas se preferirem não triturar é uma mais-valia. A mastigação ajuda no processo de saciedade. Podem também por optar por triturar uma parte e acrescentar, por exemplo o agrião, ou os espinafres e ficam com mais uma opção.

Receitas:

Creme de abóbora amarela com cenoura cor de laranja

 http://www.mafabulouscook.pt/2018/01/creme-de-abobora-amarela-com-cenoura.html

Gaspacho Ibérico

http://www.mafabulouscook.pt/2017/11/gaspacho-iberico.html

Creme de curgetes e couve-flor 

Puré de abacate e lima

Creme de cenoura com curgete e manjericão


Caldinho de noodles e cogumelos

https://www.instagram.com/p/BOkjrsbjX5U/?taken-by=mafabulouscook


Creme de couve-flor com beterraba, a sopa Juliana e uma sopa de tomate e cebola

https://www.youtube.com/watch?v=FwSm5yoQq8Q&t=80s

Refeições ligeiras

Aqui na Madeira e nas regiões fora de Lisboa torna-se mais fácil ir almoçar a casa. Este tipo de refeição pode ser útil para levar para o trabalho ou então para os almoços em casa onde o tempo está contado.

Associadas a um prato de sopa as refeições ligeiras fazem uma boa e composta refeição.

Receitas:

Arroz integral salteado com muita cor
http://www.mafabulouscook.pt/2018/02/arroz-integral-salteado-com-muita-cor.html

Pode ser com arroz de outra qualidade. É uma ótima forma de aproveitar sobras de arroz dando um toque diferente e tornando-o numa refeição completa.

Húmus com cebolinho
http://www.mafabulouscook.pt/2018/01/humus-com-cebolinho.html

Ótimo e prático e pode-se levar como marmita de forma segura, ou seja, não transborda se bem acomodado e tapado. Aconselho a comer com tiras de cenoura ou outro vegetal que gostem de comer cru. Se preferirem, barrem o húmus numas bolachas “salgadas” ou mesmo em fatias de pão.

Vegetais assados

Podem-se fazer fornadas de vegetais assados. Versatilidade é a palavra de ordem. Conservam-se bem no frio e com um bife ou filete de carne ou peixe têm uma refeição saborosa. Vejam estas duas versões.
http://www.mafabulouscook.pt/2017/11/da-horta-para-mesa-passando-pelo-forno.html
http://www.mafabulouscook.pt/2018/03/ainda-se-lembra-do-azeite-de-hortela.html

Noodles com curgete, tomate cereja e salsa

http://www.mafabulouscook.pt/2018/01/5-minutos-com-3-ingredientes.html
Os noodles tal como o cuscuz são ingredientes fantásticos para ter em casa. Fazem refeições rápidas e saborosas.

Noodles com salmão e tomate

Cuscuz com frango

Cuscuz com gambas

Cuscuz: opção vegetariana, outra com proteína animal e ainda uma outra sugestão surpresa.
 https://www.youtube.com/watch?v=SLAHAj-OX1w&t=8s


Queijo Frito

Não é lá muito light mas é lá muito bom!
http://www.mafabulouscook.pt/2017/12/queijo-frito.html

Antes de terminar vou repetir o que disse quando falei do pequeno-almoço:

 “As sugestões aqui apresentadas são para serem usadas na dose certa. Não vão cozinhar coisas que não gostam, nem muito menos traçarem um plano rígido que não haja espaço para um desejo do dia ou mesmo uma refeição no vosso restaurante preferido. Cozinhar, estar na cozinha, comer, é um prazer e se assim o for tudo será mais fluído.

Outras sugestões:

- As doses de fruta, vegetais e ervas entram com destaque na vossa lista de compras. Pode-se dar atenção às promoções e também aos produtos de época.

- As especiarias como os orégãos secos, a paprica fumada, o colorau, o louro, caril, cominhos, entre outros ajudam a dar outro “toque” aos vossos pratos.

- Os frutos secos podem ser usados à vossa vontade tal como as sementes.
- Ter a despensa bem recheada (ver o artigo da despensa).

- Procurem cozinhar com mais quantidade na refeição que têm mais tempo disponível. Assim ficam com almoço ou jantar já pronto para a próxima refeição.

- Não tem mal nenhum comer comida aquecida. A minha dica é ter sempre alguma coisa feita na hora, por exemplo, uma salada.

- Guardar a comida, mesmo que seja só uma batata pode ajudar na refeição seguinte. E no dia que tiverem muitas sobras fazem uma refeição disso mesmo.

Releiam:

Como organizar a sua semana: De 30 a 120 minutos
e
Planeamento feito, vamos partir para a organização dadespensa para terem uma semana mais tranquila.
e
Despensa arrumada vamos tratar dos frescos 
e
Por a comida na mesa | pequeno-almoço 

Bons cozinhados!
Mafalda

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bodião no forno e a empreitada para deixar de comer peixe

O bodião é um peixe que se encontra facilmente na Madeira pois o seu habitat preferencial é  junto á costa em toda a orla rochosa, em locais com muitas algas e também dentro dos portos. A sua cor varia entre o vermelho e o castanho sendo que identifica se é fêmea ou macho, respetivamente. A sua carne é muito branca e densa e é dos peixes que mais gosto. Tem um sabor muito próprio que me leva à minha herança gastronómica. Em qualquer restaurante de peixe há bodião. Normalmente é feito grelhado ou então em filetes fritos. A minha opção de fazer no forno foi por ser mais rápido e também por gostar muito de peixe assado. E vá… porque queria testar esta receita :D Pré-aquecer o forno a 200º. Comecei por fazer o tempero do peixe: Numa trituradora juntei: -6 tomates secos - 2 dentes de alho - 1 pitada de sal - uma mão cheia de mistura de especiarias - duas mãos cheias de manjericão fresco - azeite e vinagre Tudo triturado até ficar uma pasta. Coloquei os peixes num...

Porque é que risquei o fiambre da minha lista de compras?

Muitos de vocês já devem saber a resposta a esta pergunta mas hoje vou falar um bocadinho deste assunto. Não esperem de mim grandes fundamentalismos ou mesmo reprovação a comportamentos. Vou dar a minha opinião esclarecida sobre o assunto com uma dica ou sugestão de alternativa alimentar a este produto. Vamos então ver como é composto o fiambre. E vou dar um exemplo dum dito fiambre “bom”, o de perú: Lista de ingredientes: Peito de peru (53 %), água, sal, amido, estabilizador (E420), dextrose, lactose, proteínas do leite, emulsionantes (E451, E450), aromas, açúcar, gelificantes (E407, E415, E412), intensificador de sabor (E621), antioxidante (E316), cloreto de potássio, aroma de fumo, conservante (E250). Cobertura decorativa: água, gelatina de suíno, corante (E150). Pode conter vestígios de: soja. Informação retirada do produtor: Ver outras informações . Assim sendo: temos duas vezes no mesmo alimentos adição de dois açúcares (Dextrose + Sacarose), Sal e com os seguintes ...

Pica-Pau de Picanha

Só estes dois nomes juntos, já dá tremelico nas pernas e saliva na boca. O Pica-Pau é mais coisa de lá (continente português) e nem tanto coisa de cá (Portugal insular). A malta aqui gosta de picado e a vida corre bem, mas vamos alargar horizontes e aproveitar o melhor de tudo e de todo o lado. Assim, sendo este petisco é uma espécie de picado mas o molho é mais suave e leva um topping de pickles que, para mim, fazem uma combinação vencedora. Esta opção de usar picanha é porque gosto muito e também porque, depois de tudo preparado, demora muito pouco tempo a fazer. Vamos lá então à receita: - 1 bife de picanha por pessoa (ou mais ou menos conforme o vosso apetite) - 3 dentes e alho picados - 2 folhas de louro picadas - uma mão cheia de pickles variados e bem picados - um cálice de vinho branco - uma colher de sopa de manteiga - azeite - sal - umas gotas de molho inglês Comecei por cortar a picanha aos bocadinhos e temperá-la com o sal, louro e alho. Numa frigideira coloquei ...