Começo a minha participação na rubrica “já pra mesa” com um tópico que normalmente afasta as pessoas da mesa: as hortaliças, os legumes e os vegetais. Tudo vem da horta, mas há diferenças entre eles:
“Os hortícolas, também muitas vezes apelidados de verduras, legumes ou vegetais, incluem as hortaliças (ramas, folhas e flores), as raízes (cenouras, rabanetes, beterrabas…), os bolbos (cebolas, alhos) e frutos (abóbora, pepino, tomate…). “
In: Centro de Nutrição Fula
Não torça o nariz! São todos bons, fazem bem à saúde e, assados no forno, nem vos digo nem vos conto! Aceitem o desafio: façam e confirmem com as vossas papilas gustativas.
Logo que começarem a preparar os vegetais, pré-aqueçam o forno a 200º. Este passo é fundamental. Depois selecionem os vossos preferidos e tenham atenção os seguintes aspetos:
- O tamanho dos vegetais vai influenciar o tempo de cozedura;
- O ideal será parti-los de tamanho homogéneo, cubos por exemplo;
- Os bolbos e as raízes demoram mais tempo a cozinhar, por isso devem entrar primeiro no forno;
- Forrar o tabuleiro com folha de papel vegetal: evita que “colem” e facilita a lavagem.
A minha escolha obedeceu aos seguintes critérios: as cores, o que estava há mais tempo no frigorífico, o meu gosto e o das pessoas para quem estava a cozinhar. A cenoura, o pimento e a cebola tinham de entrar neste assado. Depois usei nabo, cogumelos e uma cabeça de alho. Já ia com a mão para a beterraba, mas parei porque há uma regra de ouro: não usar tudo o que temos, senão fica confuso.
Temperei com sal, azeite e orégãos secos. Levei a cenoura, o nabo, a cebola e o alho ao forno por 20 minutos, após os quais acrescentei o pimento e os cogumelos. Deixei assar tudo mais uns 15 minutos.
Os legumes assados são um ótimo acompanhamento e podem ser comidos quentes, mornos ou à temperatura ambiente. Eu gosto deles assim simples, mas se preferirem podem acrescentar tempero (mais azeite, sumo de citrinos, molhos variados). Quando os servirem, disponham-nos de forma harmoniosa, polvilhem com cebolinho e… já prá mesa!
Comentários
Enviar um comentário