Avançar para o conteúdo principal

A minha primeira noitada culinária!


Não foi até altas horas, às 3h30 da manhã já estava de volta mas pode-se dizer que ainda deu para aproveitar e na manhã seguinte o efeito da ressaca foi maravilhoso. Valeu tudo a pena!
Então rapariga tudo bem contigo? Sim está e já vos vou contar esta linda história.
Primeiro falar do que me levou a um prato que demora entre 5 a 6 horas a ficar feito, eu que só penso em como otimizar as refeições.

Está frio, tenho filhos pequenos, as minhas sextas à noite já foram mais glamourosas. Nem falo em saídas mas era o dia que costumava reunir amigos cá em casa e ficávamos a comer, a beber e a falar até horas impróprias. Não é que isso tenha acabado mas não é tão frequente e já não basta um telefonema uma hora antes para ficar tudo combinado. Quem tem filhos sabe do que falo, quem não tem acredite em mim.

Entretenho-me agora de outras formas. Gosto de estar por casa com eles e quando dormem dedico-me ao meu querido hobbie. Dá-me mesmo prazer. Liberta-me de maus pensamentos e põe a imaginação a funcionar.

Fui ao talho e vi o “Rabo de Boi” estava com tão bom aspeto que não tive outra hipótese senão comprá-lo. Como corte de segunda categoria é mais barato. No entanto, tem de ser cozinhado de forma correta para não se tornar impossível para consumo. É uma carne rija se cozinhada pouco tempo. Mas se bem cozinhada torna-se numa ótima opção e que rende para mais que uma refeição. E daqui nasce o meu ragu de rabo de boi.

Comecei por levar ao forno o rabo de boi (1,500kg) temperado com sal (mais ou menos uns 20 minutos a uma temperatura de 200º).

Enquanto estava no forno tratei dos vegetais: 4 dentes de alho, 1 alho francês grande, 3 cenouras, 8 hastes de aipo, 1 nabo, 2 pimentos vermelhos, 3 folhas de louro.

Refoguei tudo numa panela grande com um fio de azeite. Esta panela deve ser daquelas que pode ir ao forno, ou seja, sem abas de plástico.

Quando os vegetais estavam refogados adicionei uma colher de sopa de farinha de trigo e misturei bem.

Logo depois duas latas de tomate pelado (cerca de 800gr) e voltei a mexer.

Tirei o rabo de boi do forno e baixei para 150º. Coloquei dentro da panela, mexi, cobri com água e adicionei sal.

Tapei e foi ao forno a 150º por 6 horas, sem tirar nem por!

Foi aqui que a minha fraca matemática entrou ao serviço. Fiz mal as contas. Quando pus a panela no forno eram 21h30 e não sei porque carga de água achei que lá para as 2h30 tinha as 6 horas. Não, não era. Era às 3h30. Contei a hora que pus como sendo uma hora. Conversa tonta esta.

Adiante. Fui-me deitar e pus o despertado. O meu forno não tem temporizador. Toca o despertado, levanto-me desligo o forno e cama novamente.

Ficou até de manhã no forno e sabem? Ficou tão tenra e o molho tão delicioso que valeu o tempo, o gasto de gás, e até a interrupção do sono.

Retirei a carne do osso, retifiquei o sal e adicionei 4 colheres de sopa de molho inglês.


Nesse dia servi o ragú com puré de batata-doce. 

É só uma das opções. Podem servi-lo com esparguete ou linguini e até mesmo sob uma fatia de pão. O que sobrar podem congelar e têm uma refeição pronta para outro dia.
Este post já vai longo. Espero que se inspirem e ousem na cozinha. Ficam todos a ganhar.
Beijos.

Mafalda

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bodião no forno e a empreitada para deixar de comer peixe

O bodião é um peixe que se encontra facilmente na Madeira pois o seu habitat preferencial é  junto á costa em toda a orla rochosa, em locais com muitas algas e também dentro dos portos. A sua cor varia entre o vermelho e o castanho sendo que identifica se é fêmea ou macho, respetivamente. A sua carne é muito branca e densa e é dos peixes que mais gosto. Tem um sabor muito próprio que me leva à minha herança gastronómica. Em qualquer restaurante de peixe há bodião. Normalmente é feito grelhado ou então em filetes fritos. A minha opção de fazer no forno foi por ser mais rápido e também por gostar muito de peixe assado. E vá… porque queria testar esta receita :D Pré-aquecer o forno a 200º. Comecei por fazer o tempero do peixe: Numa trituradora juntei: -6 tomates secos - 2 dentes de alho - 1 pitada de sal - uma mão cheia de mistura de especiarias - duas mãos cheias de manjericão fresco - azeite e vinagre Tudo triturado até ficar uma pasta. Coloquei os peixes num tab

Porque é que risquei o fiambre da minha lista de compras?

Muitos de vocês já devem saber a resposta a esta pergunta mas hoje vou falar um bocadinho deste assunto. Não esperem de mim grandes fundamentalismos ou mesmo reprovação a comportamentos. Vou dar a minha opinião esclarecida sobre o assunto com uma dica ou sugestão de alternativa alimentar a este produto. Vamos então ver como é composto o fiambre. E vou dar um exemplo dum dito fiambre “bom”, o de perú: Lista de ingredientes: Peito de peru (53 %), água, sal, amido, estabilizador (E420), dextrose, lactose, proteínas do leite, emulsionantes (E451, E450), aromas, açúcar, gelificantes (E407, E415, E412), intensificador de sabor (E621), antioxidante (E316), cloreto de potássio, aroma de fumo, conservante (E250). Cobertura decorativa: água, gelatina de suíno, corante (E150). Pode conter vestígios de: soja. Informação retirada do produtor: Ver outras informações . Assim sendo: temos duas vezes no mesmo alimentos adição de dois açúcares (Dextrose + Sacarose), Sal e com os seguintes &

Papas de aveia no forno com frutos vermelhos e o dia do Obrigado!

Umas das resoluções que fiz para o ano de 2018 é fazer com que os meus filhos sejam mais “fáceis” de contentar saindo dos pequenos-almoços tradicionais com cereais e pão. Eu esforço-me acreditem. Tento sempre fazer com que a comida mais saudável saiba bem porque sei muito bem que comer só por comer não adianta de muito e não muda hábitos. Já tinha tentado as papas de aveia com banana e canela , mas não correu nada bem. Como disse na altura, não vou desistir e vou continuar a dar o melhor de mim. As papas de aveia no forno são uma boa opção para mim, porque as faço na véspera e depois guardadas em local fresco aguentam pelo menos uns 3/4 dias. Vi esta receita no blogue do Casal Mistério e pareceu-me muito bem para uma nova tentativa de papas de aveia. Ingredientes Secos - 2 chávenas de flocos de aveia; - 1 colher de chá de fermento; - 1 colher de chá de canela (eu devo ter posto mais); - 1 pitada de sal; - 1 colher de sopa de açúcar de coco Ingredientes líquidos