Tão bom, tão prático e tão ágil para uma refeição rápida durante a semana. Todos comemos e quanto à questão do álcool se evaporar ou não, andei a pesquisar e decidi que não estava a infringir as regras da “má mãe”. A quantidade usada foi residual (25 cl) ou seja, uma mini e o álcool evapora, quase totalmente, com a cozedura.
Vão precisar de coxas e ou pernas de frango e a quantidade que acharem razoável para a vossa refeição. Convém que tenha osso para não ficar muito seco. Se usarem peitos cozam durante menos tempo e fiquem com atenção à evaporação do álcool caso tenham crianças ou alguma limitação ao consumo do mesmo.
Voltando aos ingredientes, frango, duas cebolas, uma ramo de salsa, uma cerveja, um pacote de natas de soja, sal, pimenta, azeite e se quiserem e gostarem uma malagueta.
Comecei por alourar (deixar ganhar cor) o frango dos dois lados num fio de azeite e na panela onde depois juntei os outros ingredientes.
Acrescentei a cebola em quartos de lua e deixei refogar um pouco. Temperei com sal e pimenta. Se não gostarem de cebola usem alho francês, ou pimentos ou simplesmente passem este passo.
Adicionei a cerveja.
A salsa picada.
Mexi, tapei a panela, reduzi o fogão para médio e deixei cozinhar por 30 minutos.
Após os 30 minutos adicionei as natas de soja retifiquei os temperos e ficou feito.
Por opção triturei o molho com a varinha mágica mas podem não o fazer.
Dispus numa travessa, cobri com o molho e acrescentei salsa picada e rodelas de malagueta (ver a primeira foto).
Comeram, não ficou nada e confirmo que o álcool foi todo pois houve birra para ir para a cama, meia hora para adormecer e ainda os habituais passeios noturnos entre quartos.
Fica a sugestão que espero que gostem.
Mafalda
Fantástico, mais uma para experimentar e é muito fácil. Obrigada pela partilha. Bjs
ResponderEliminarLina, desconfio que vai corre bem ;)
EliminarOlá Mafalda! Experimentei e gostei. Foi um sucesso com miúdos e graúdos, tanto assim que fiz a mais e não sobrou nada! Acrescentei alho no refogado e cogumelos no finalzinho e fiz acompanhar de fettuccine. Não pus malagueta por causa dos miúdos, mas aposto que com picante e umas gotas de limão no final (ou no prato) pode ficar ainda melhor. Experimento na próxima vez e depois digo. Obrigado e continua que eu continuo também. :)
ResponderEliminarObrigada Cirilo pelas tuas palavras e pelas tuas sugestões. A ideia do fettucine foi fantástica porque assim absorve o molho! Obrigada pelo comentário e e pela partilha.**
Eliminar