Íamos ter amigos em casa para o jantar. Estes amigos estão noutro país e quando vêm a casa é sempre motivo de festa e diga-se a bem da verdade, acabamos por caprichar e ter vontade de fazer coisas boas e diferentes. Ninguém é de cerimónia mas são todos do coração o que vai ao encontro de todo este parágrafo.😉😊
De manhã perguntei aos meus filhos o que queriam fazer para os amigos. O Manuel respondeu logo: pizza! Ao que tive de lhe responder de volta: não é para ti é para os amigos. O Vasco que é mais dado às artes culinárias, lembrou-se de um programa que vimos da Filipa Gomes onde esta fazia uns queques de carne com um ovo surpresa e disse-me: mãe podíamos fazer aquela comida com ketchup e ovinhos de corloniz (sim leva ketchup e ovos de codorniz).
Fiquei contente com a sugestão e disse que ia tratar de arranjar todos os ingredientes para fazermos ao jantar.
Chegamos a casa cedo e ainda faltava para a hora do jantar mas o rapaz estava impaciente para começar a cozinhar. Vou já avisando que as fotografias estão as possíveis porque a excitação era tanta que não parava quieto. E quando não se para quieto desfoca.
Vamos então chamar a este prato “Queques surpresa”, pode ser?
E fazem-se assim:
- 300 gr de carne de perú moída e temperada com sal e pimenta
- 1 chávena de cenoura ralada
- 1 chávena de pão ralado
- 1 chávena de ketchup
- 1 chávena de queijo parmesão ralado
Misturar bem até estar tudo envolvido.
Colocar nas formas de silicone, podem ser das outras mas não se esqueçam de as untar, um pouco do preparado da carne deixando no centro um espaço para colocar o ovo.
Partir o ovo de codorniz para dentro das formas (um por cada forma) e por fim tapar com o restante preparado.
Os ovos de codorniz não são fáceis de partir. Uma faca pode ajudar neste processo.
Guardar no frigorífico por meia hora ou então levar logo a assar em forno pré-aquecido a 200º por 20 a 25 minutos.
Servi com salada e arroz branco e dos 8 queques ficou apenas um porque suas excelências resolveram por o mais novo à prova e conseguiram com que o queque fosse parar a dentro do copo de ice-tea.
Ficam uma delícia e são uma comida muito consensual para dias de “festa” com os amigos ou mesmo para levar e comer ao almoço ou lanche.
Espero que gostem da sugestão.
Mafalda
Adorei a sugestão
ResponderEliminarConfesso que “detesto” ver o teu blog, fico sempre com água na boca, eheheh
ResponderEliminarMas ainda vou experimentar esta receita, fácil e parece bem gostosa 👌🏼💋