Avançar para o conteúdo principal

Eu nunca passei fome


Tinha para hoje um post preparado sobre uma receita, como habitualmente faço. Este espaço é para isso, para partilhar comida e refeições e outras coisas “levezinhas”. No entanto, somos feitos de várias matérias. Acontecimentos esporádicos nos fazem pensar e repensar sobre assuntos que, por vezes, nos passam ao lado porque não é a nossa realidade. É longe, não sabemos bem o que é isso, mas hoje não sei… a conversa na escola dos meus filhos… uma simples conversa de nada transformou o meu dia.

Estava um pássaro morto no recreio da escola e eu exclamei que era a natureza, era Darwin, porque não gosto de pássaros. Houve uma contra resposta, eu disse que estava a brincar mas que também os pombos me metiam nojo, que eram ratos com asas e estavam cheios de doenças. A Rosa (senhora da porta) disse: ratos sim tenho horror! Uma outra senhora que ouvia a conversa disse apenas o seguinte: é o que tem valido às crianças da Venezuela. O meu pensamento parou, disse bom dia e vim-me embora. Com aquela frase na cabeça.

Desde pequena que oiço: come porque os meninos de África queriam tanto comer e não têm! África era o que se sabia de mais concreto. Há gente a morrer à fome todos os dias em todos os continentes. Aliás há quase tanta gente a morrer à fome como por doenças associadas à má alimentação. Enfim… essa é outra conversa.

A minha mãe contava que durante a primeira Guerra, aqui na Madeira, as pessoas não tinham o que comer. Faziam uma espécie de papas de farinhas e afastavam os bichos que esta tinha. Tanto foi que em 1990 quando começou a Guerra do Golfo, lembro-me de ver gente a se abastecer nos supermercados de uma forma obsessiva, como se a comida fosse faltar para sempre. Sem perceber muito bem o que se passava (não a guerra mas aquelas compras desenfreadas) deu-me medo. Fiquei apreensiva.

Eu nunca passei fome, nem sei o que isso é! Os meus filhos felizmente nem sequer lhes passa pela cabeça esse assunto. Há sempre comida em casa. Sempre! E nas quantidades que necessitam. Não há racionamento, é abrir o frigorífico, ir à fruteira, abrir as mercearias e está tudo lá.
Tento todos os dias passar-lhes a mensagem que não devemos desperdiçar comida, nem água, nem luz nem nada. Devemos fazer um uso racional daquilo que temos à nossa disposição.
Custa-me muito que não comam tudo o que têm no prato, que não se guardem os restos para o dia seguinte e acima de tudo que façam birra para comer e que não gostam e que não querem e mimimimi.

Não estou a ser hipócrita pois há gente que não tem dinheiro para se vestir e eu tenho pelo menos dois pares de sapatilhas, quatro de calças de ganga, seis camisas, etc…
O que faço e esforço-me por passar a mensagem é que temos de ser agradecidos por aquilo que temos e dar bom um uso e bom racionamento aos bens que detemos.

Há crianças que vão caçar ratos para se alimentar. Há crianças que não bebem água potável. Há crianças que andam descalças. Há crianças e adultos que não têm bens essenciais de qualquer género.

É que isto ficou-me mesmo na cabeça!

Mafalda

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bodião no forno e a empreitada para deixar de comer peixe

O bodião é um peixe que se encontra facilmente na Madeira pois o seu habitat preferencial é  junto á costa em toda a orla rochosa, em locais com muitas algas e também dentro dos portos. A sua cor varia entre o vermelho e o castanho sendo que identifica se é fêmea ou macho, respetivamente. A sua carne é muito branca e densa e é dos peixes que mais gosto. Tem um sabor muito próprio que me leva à minha herança gastronómica. Em qualquer restaurante de peixe há bodião. Normalmente é feito grelhado ou então em filetes fritos. A minha opção de fazer no forno foi por ser mais rápido e também por gostar muito de peixe assado. E vá… porque queria testar esta receita :D Pré-aquecer o forno a 200º. Comecei por fazer o tempero do peixe: Numa trituradora juntei: -6 tomates secos - 2 dentes de alho - 1 pitada de sal - uma mão cheia de mistura de especiarias - duas mãos cheias de manjericão fresco - azeite e vinagre Tudo triturado até ficar uma pasta. Coloquei os peixes num tab

Papas de aveia no forno com frutos vermelhos e o dia do Obrigado!

Umas das resoluções que fiz para o ano de 2018 é fazer com que os meus filhos sejam mais “fáceis” de contentar saindo dos pequenos-almoços tradicionais com cereais e pão. Eu esforço-me acreditem. Tento sempre fazer com que a comida mais saudável saiba bem porque sei muito bem que comer só por comer não adianta de muito e não muda hábitos. Já tinha tentado as papas de aveia com banana e canela , mas não correu nada bem. Como disse na altura, não vou desistir e vou continuar a dar o melhor de mim. As papas de aveia no forno são uma boa opção para mim, porque as faço na véspera e depois guardadas em local fresco aguentam pelo menos uns 3/4 dias. Vi esta receita no blogue do Casal Mistério e pareceu-me muito bem para uma nova tentativa de papas de aveia. Ingredientes Secos - 2 chávenas de flocos de aveia; - 1 colher de chá de fermento; - 1 colher de chá de canela (eu devo ter posto mais); - 1 pitada de sal; - 1 colher de sopa de açúcar de coco Ingredientes líquidos

Porque é que risquei o fiambre da minha lista de compras?

Muitos de vocês já devem saber a resposta a esta pergunta mas hoje vou falar um bocadinho deste assunto. Não esperem de mim grandes fundamentalismos ou mesmo reprovação a comportamentos. Vou dar a minha opinião esclarecida sobre o assunto com uma dica ou sugestão de alternativa alimentar a este produto. Vamos então ver como é composto o fiambre. E vou dar um exemplo dum dito fiambre “bom”, o de perú: Lista de ingredientes: Peito de peru (53 %), água, sal, amido, estabilizador (E420), dextrose, lactose, proteínas do leite, emulsionantes (E451, E450), aromas, açúcar, gelificantes (E407, E415, E412), intensificador de sabor (E621), antioxidante (E316), cloreto de potássio, aroma de fumo, conservante (E250). Cobertura decorativa: água, gelatina de suíno, corante (E150). Pode conter vestígios de: soja. Informação retirada do produtor: Ver outras informações . Assim sendo: temos duas vezes no mesmo alimentos adição de dois açúcares (Dextrose + Sacarose), Sal e com os seguintes &