Avançar para o conteúdo principal

O dia seguinte: o rescaldo do Dia Internacional da Mulher


Ui, Ui, oi, oi, senhor meus deus, caramba… Tanta coisa a dizer sobre este tema/assunto. Contudo, vou tentar ser sucinta e esquematizar as ideias em dois pontos fundamentais:
- Feminismo versus igualdade
- Mulheres que não apoiam mulheres

Vamos começar pelo primeiro mas antes gostava de vos dizer o que penso sobre o Dia Internacional da Mulher. Como já escrevi aqui aquando o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, este dia existe porque as coisas não vão lá muito bem. Sou completamente a favor de algumas causa que servem para chamar a atenção para o que se passa no mundo e de certa forma pensar que neste dia (pelo menos) se possam abordar estes temas tão sensíveis que retratam, violações fundamentais, violação físicas, direitos básicos à educação e à justiça, direitos de liberdade, entre tantos outros que este dia representa.

Então vamos ao feminismo versus igualdade

E aqui já arranjo uns quantos inimigos (atenção que não estou a falar de inimigas estou a falar do tempo verbal – plural). Quero realçar que esta é apenas a minha opinião tão válida quanto todas as outras discordantes ou concordantes.

Dizia eu, o feminismo mais ou menos exacerbado é aquele onde as mulheres têm raiva aos homens, querem passar todas as limitações que sofreram e sofrem para o sexo oposto. A meu ver acaba por ser um contrassenso pois se pedimos tolerância não podemos agir da mesma forma.

Quanto à igualdade e, isso sim defendo com unhas e dentes, é um processo onde todos são iguais de direitos e deveres, de responsabilidade, de afetos, de oportunidades, de tarefas de TUDO.
Claro está que há diferenças de género e isso é de louvar. Não há nada a fazer. Todavia, tudo se faz! No seio da família reforço o bom entendimento, a empatia e o amor uns pelos outros não deixando ninguém com fardos ou rótulos de qualquer espécie. Todos devem saber fazer um bocadinho de tudo, até porque isso vai resultar num ser humano muito mais autónomo e consciente do que custa a vida.
No trabalho, igual, só não precisa ter amor, hehehe. Mas isso ainda é um caminho longo, muito longo e nesse aspeto as mulheres estão numa posição altamente debilitada. Não será ainda na minha geração que as coisas vão mudar, ainda estamos longe de haver oportunidades iguais para ambos. É mentira, isso posso afirmar.

Tema 2: Mulheres que não apoiam mulheres

Se já falei muito no outro ponto aqui então nem vão acreditar.

Ontem, as redes sociais estiveram repletas de imagens, de mensagens, de ofensas, de tributos, de TUDO. Assim sendo também li um bocadinho de tudo e fiquei a pensar.

Muitas mulheres escreveram nos seus murais que gostavam das mulheres mas havia “umas quantas” que iam para jantares e eram umas frustradas e que andavam com as mamas de fora e que só queriam a bebedeira e mimimimi.

Outras ainda criticavam que não mandavam flores virtuais, nem muito menos aceitavam flores reais porque isso era uma desconsideração para com o género feminino. Ora e por exemplo, se o parque de estacionamento  no dia 8 de março diz que não tenho nada a pagar porque é uma gentiliza que estão a fazer às mulheres, vou dizer o quê?? Não senhor obrigada mas não, quero pagar e mais até do que o normal só para ver que não preciso de si para nada! A empresa dos parque não é a Cruz Vermelha, tem de ter lucro, apenas está a fazer uma gentileza. Adiante…

Onde está a tolerância para coma s outras mulheres? Será mal ir a um jantar com as migas se gostarmos disso? Será mal não irmos a um jantar com as migas neste dia porque não gostamos? Será mal usar decotes porque gostamos? Será mal andar toda tapada porque gostámos?
Não há mal nenhum, nenhum mesmo, aqui a questão é que ninguém se contenta consigo próprio. Tem de tentar a envangelização através da crítica. Não consigo compreender, não consigo.

Outros exemplos:
  • Uma mulher “bonita” com uma carreira de sucesso é porque dormiu com alguém ou fez outras coisas de cariz sexual ainda mais avançadas
  • Uma mulher “feia” com uma carreira de sucesso é porque é tão feia que nenhum homem lhe pega que não tinha outra hipótese que não a de se dedicar ao trabalho
  • Uma mulher que opta por ficar a cuidar dos filhos é uma sopeira que nada tinha para fazer no trabalho
  • Uma mulher que opta por começar a trabalhar após a licença de maternidade é uma mulher que tem um desprezo inigualável pela família
  • Uma mulher que decide casar e formar família está a fazer maravilhas à sociedade, não está a fazer isso porque tem essa vontade
  • Uma mulher que não quer constituir família vai com certeza se arrepender para o resto da vida, não o está a fazer porque tem vontade
Enfim, mulher que é mulher anda ao sabor do vento e à mercê das vontades dos outros. E sabem quem é o maior crítico da mulher? Sim sabem.

Vou só dar-vos um exemplo pessoal e muito suave. Das vezes que fui à RTP Madeira recebi críticas estranhas, a meu ver, todas elas de cariz pessoal e vindas de mulheres. Nunca foi em relação ao que cozinhei ou ao que estava a apresentar. Foram sempre pessoais. A dizer bem nunca ninguém ligou.

Ora penso: quando não gosto de uma coisa não a vejo mais, não leio, não vou para lá chatear. Tenho essa opção e quem está a fazer ou a publicar o que acha correto tem o direito de o fazer. Às vezes discordo e digo ou escrevo, de uma maneira educada e polida. Ninguém é amorfo ou sem opinião mas se é para ofender não contem comigo.

Tinhas mais coisas para dize mas vou ficar por aqui que o texto já vai longo!
Beijos e bom fim-de-semana!
Mafalda

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bodião no forno e a empreitada para deixar de comer peixe

O bodião é um peixe que se encontra facilmente na Madeira pois o seu habitat preferencial é  junto á costa em toda a orla rochosa, em locais com muitas algas e também dentro dos portos. A sua cor varia entre o vermelho e o castanho sendo que identifica se é fêmea ou macho, respetivamente. A sua carne é muito branca e densa e é dos peixes que mais gosto. Tem um sabor muito próprio que me leva à minha herança gastronómica. Em qualquer restaurante de peixe há bodião. Normalmente é feito grelhado ou então em filetes fritos. A minha opção de fazer no forno foi por ser mais rápido e também por gostar muito de peixe assado. E vá… porque queria testar esta receita :D Pré-aquecer o forno a 200º. Comecei por fazer o tempero do peixe: Numa trituradora juntei: -6 tomates secos - 2 dentes de alho - 1 pitada de sal - uma mão cheia de mistura de especiarias - duas mãos cheias de manjericão fresco - azeite e vinagre Tudo triturado até ficar uma pasta. Coloquei os peixes num tab

Porque é que risquei o fiambre da minha lista de compras?

Muitos de vocês já devem saber a resposta a esta pergunta mas hoje vou falar um bocadinho deste assunto. Não esperem de mim grandes fundamentalismos ou mesmo reprovação a comportamentos. Vou dar a minha opinião esclarecida sobre o assunto com uma dica ou sugestão de alternativa alimentar a este produto. Vamos então ver como é composto o fiambre. E vou dar um exemplo dum dito fiambre “bom”, o de perú: Lista de ingredientes: Peito de peru (53 %), água, sal, amido, estabilizador (E420), dextrose, lactose, proteínas do leite, emulsionantes (E451, E450), aromas, açúcar, gelificantes (E407, E415, E412), intensificador de sabor (E621), antioxidante (E316), cloreto de potássio, aroma de fumo, conservante (E250). Cobertura decorativa: água, gelatina de suíno, corante (E150). Pode conter vestígios de: soja. Informação retirada do produtor: Ver outras informações . Assim sendo: temos duas vezes no mesmo alimentos adição de dois açúcares (Dextrose + Sacarose), Sal e com os seguintes &

Papas de aveia no forno com frutos vermelhos e o dia do Obrigado!

Umas das resoluções que fiz para o ano de 2018 é fazer com que os meus filhos sejam mais “fáceis” de contentar saindo dos pequenos-almoços tradicionais com cereais e pão. Eu esforço-me acreditem. Tento sempre fazer com que a comida mais saudável saiba bem porque sei muito bem que comer só por comer não adianta de muito e não muda hábitos. Já tinha tentado as papas de aveia com banana e canela , mas não correu nada bem. Como disse na altura, não vou desistir e vou continuar a dar o melhor de mim. As papas de aveia no forno são uma boa opção para mim, porque as faço na véspera e depois guardadas em local fresco aguentam pelo menos uns 3/4 dias. Vi esta receita no blogue do Casal Mistério e pareceu-me muito bem para uma nova tentativa de papas de aveia. Ingredientes Secos - 2 chávenas de flocos de aveia; - 1 colher de chá de fermento; - 1 colher de chá de canela (eu devo ter posto mais); - 1 pitada de sal; - 1 colher de sopa de açúcar de coco Ingredientes líquidos