Já só pensas nas férias? Mais ou menos. Mas, como ainda falta algum tempo, vou viajando através da comida. Desta vez, o destino gastronómico escolhido foi Itália. Tenho uma relação próxima com este país; fiz Erasmus em Trieste e, no ano passado, as minhas férias foram naquele “bel paese”.
A comida italiana generalizou-se por todo o mundo e, naturalmente, foi adaptada aos sabores de cada local. Em Portugal, as massas têm mais molho, as pizas têm coberturas diversas (como frango, ananás, banana, ragu ou bolonhesa, entre outros) e as quantidades são maiores. O que distingue a comida italiana em Itália é a sua simplicidade: dá-se primazia à qualidade dos produtos. Claro que, como em todo o lado, existe comida boa e comida com a qual nem vale a pena gastar um euro. É a vida!
Com esta sugestão quero deixar-vos o melhor dos dois mundos: esparguete negro, com tomate, ricota assada e ovo escalfado. Parece-vos bem? Então vamos começar. Liguem o forno a 200 graus. Na travessa onde vão servir a refeição, cortem vários tipos de tomate e em diversos formatos. Se tiverem de diferentes cores, mais bonito fica. Eu usei tomate de cacho, tomate cereja e tomate chucha. Raspem um dente de alho num ralador fino. Completem o tempero com uma pitada de sal grosso.
Passem para a ricota: coloquem-na inteira num tabuleiro de ir ao forno sob uma folha de papel vegetal e temperem com pimenta preta, orégãos e um fio de azeite. Levem ao forno até ficar dourada (no meu caso foram uns 15 minutos). Entretanto, cozinhem o esparguete conforme as indicações da embalagem. Para poupar tempo, cozinhei os ovos (um por pessoa) ao mesmo tempo que o esparguete, mas para ficarem com a gema mole, tirem-nos do lume aos 6 minutos de cozedura e arrefeçam-nos em água bem fria.
Organizemo-nos! Temos o tomate temperado, a ricota no forno, o esparguete e os ovos a cozer. Está quase tudo feito. Agora é só juntar todos os ingredientes numa harmonia perfeita. Vamos lá!
Voltem ao tomate e adicionem hortelã bem picada. Com as mãos bem lavadas, espremam o tomate (não riam que isto é sério, heheheh) para que liberte o seu sumo e se misture bem com a hortelã, com o sal e com o alho. Escorram o esparguete e arrefeçam em água fria. Depois misturem-no bem no preparado de tomate. Retirem a ricota do forno e disponham aos bocadinhos na massa com o tomate.
Por fim, descasquem o ovo e, depois de servidas as doses individuais, coloquem-no por cima e abram-no com a faca para que a gema caia suavemente. Fio de azeite e… ‘ora!
Já pra mesa que, só de olhar, abriu-se-me o apetite!
Comentários
Enviar um comentário