Hoje é sábado! Para muitos (eu inclusive), considerado um dos melhores dias da semana. Ao sábado estamos bem dispostos, com tempo para tudo, a segunda-feira ainda está longe. É dia de passeio e de refeições mais prolongadas, rodeados daqueles de que mais gostamos.
Agora, com os dias mais longos e mais quentes, o petisco começa a ocupar o lugar dos pratos mais pesados, próprios dos dias curtos e frios. Eu sou suspeita, mas a minha sugestão é mesmo boa: Iscas de Fígado com cebolada e especiarias. Só de escrever já fiquei com água na boca!
Então vamos lá. Numa frigideira grande e funda, comece por refogar umas 5 cebolas grandes às rodelas (cebola neste prato nunca será de mais), com um fio de azeite, flocos de malagueta, umas folhas de louro e 5 dentes de alho.
Não tenha pressa. A cebola tem de ficar bem refogada, ou seja, reduzida a metade e bem molinha.
Quando o refogado estiver feito, junte as especiarias secas e em pó: cominhos, gengibre, coentros e mostarda em grão. Envolva tudo na cebola e deixe fritar uns 2 minutos. A minha sugestão, pelo menos na sua estreia deste petisco, é não deitar muita especiaria; vá acrescentando e provando até achar que está como gosta. Outra sugestão: se o aroma estiver agradável e equilibrado, é meio caminho andado para saber que está bom.
Depois, acrescente uma lata de polpa de tomate e, por fim, o fígado às tiras. Mexa muito bem, retifique os temperos e ponha um bocadinho de sal. Eu gosto de alguma acidez, por isso acrescento sempre uma porção generosa de vinagre de vinho branco, mas esta parte fica ao seu critério.
O fígado não precisa de cozinhar muito. Para mim uns 5 minutos bastam, mas (mais uma vez) nada como provar para saber se está no seu “ponto”.
Sirva quente numa taça com coentros frescos picados. Ponha-a no centro da mesa com uma dose generosa de palitos para que todos possam picar. Tenha à mão umas fatias de pão para aproveitar o molho, vai ver que não se arrependerá.
Para, quem como eu, era uma descrente do fígado, deve aceitar este desafio e dar-lhe mais uma oportunidade. Tenho a ligeira desconfiança de que vão gostar.
E se não conseguir petiscar hoje, guarde para amanhã que vai estar ainda mais saboroso.
Já prá mesa que isto sabe bem é quentinho.
Comentários
Enviar um comentário