E estes tramaram-se dentro da minha frigideira! Andava com vontade de fazer uma experiência e achei que os mexilhões seriam as cobaias ideais para o meu plano gastronómico. Já que quem se trama é sempre o mexilhão…
O mexilhão é um molusco bivalve considerado, por vezes, o irmão pobre de outros mariscos mais apreciados, como as ostras ou as ameijoas. É rico em vitamina B e minerais como o iodo e o magnésio. É rico em ferro e de fácil absorção pelo organismo, o que o torna muito nutritivo e pouco calórico, e as suas poucas gorduras são do tipo ómega 3.
Que rico petisco! É que, para além de todos estes nutrientes, têm um sabor a mar que é uma delícia.
Não os encontrei frescos, mas deixei descongelar à temperatura ambiente, sabendo de antemão, quando os comprei, que tinham todas as garantias de qualidade.
É um prato com muitos ingredientes, mas de simples preparação. A grande vantagem é que só suja a frigideira onde são cozinhados. Vamos começar?
Cortem às rodelas finas duas cebolas brancas ou roxas, fica ao vosso gosto. Seis dentes de alho, um pimento vermelho, talos de coentros e uma manga bem docinha.
Coloquem um fio de azeite na frigideira e adicionem a cebola, os pimentos e os talos de coentros e deixem que tudo ganhe cor e fique tenro. Depois adicionem o alho e a manga e deixem cozinhar mais uns 5 minutos.
Juntem uma lata de polpa de tomate e uma lata de leite de coco. Retifiquem de sal e pimenta e, depois de levantar fervura, deixar cozinhar entre 5 a 7 minutos.
Primeira parte feita!
Entretanto, lavem bem os mexilhões e, num coador grande, deixem que saia toda a água supérflua. Vejam se as cascas estão limpas e, se for o caso, com uma faca retirem os restos de algas que por vezes vêm agarrados. Envolvam os mexilhões no molho e tapem a frigideira, deixando cozinhar por uns 10 minutos. Ao fim desse tempo provem para ver se é necessário retificar os temperos e se quiserem provar um para ver se está cozinhado devem fazê-lo.
Caso usem mexilhões ainda fechados, tenham em atenção que, como todo os bivalves com casca, abrem quando recebem o calor da cozedura. Se algum não abrir, não o comam.
Disponham os mexilhões numa travessa bonita e polvilhem com coentros picados e gomos de lima. Para terem uma noção das quantidades, para quatro pessoas usei meio quilo de ameijoas.
Sirvam com pão (do bom) torrado para poderem saborear o molho que fica um regalo e… já prá mesa que o último a chegar come as cascas.
Comentários
Enviar um comentário