Fazia, não fazia? Eu acho que sim.
Não sendo uma doceira de mão cheia e nem sequer uma grande apreciadora de doces, gosto de os fazer e também gosto de os comer. Sabem muito bem e complementam uma refeição com um toque de brilhantismo.
Esta mousse de abóbora com especiarias e biscoito de gengibre é uma verdadeira tentação e na escala das calorias (que eu sei que vos preocupa tanto como a mim), não assusta nem nada que se pareça.
Primeiro passo: fazer o puré de abóbora. Usei abóbora amarela e temperei-a com uma pitada de sal, um fio de azeite e uma quantidade generosa de noz-moscada. Assei no forno durante 40 minutos a 200 graus. Depois triturei a polpa até ficar num puré.
Vou enumerar os ingredientes para ser mais fácil:
- 1 embalagem de queijo mascarpone;
- 1 embalagem de nata quark;
- 1 colher de sopa de pasta de baunilha;
- 5 colheres de sopa de puré de abóbora;
- raspa de um limão;
- biscoitos de gengibre q.b.;
- canela q.b.;
- gengibre em pó q.b.;
- agave q.b.
Num robô de cozinha, bati o queijo com a nata até formar um creme uniforme. Depois acrescentei todos os outros ingredientes nas quantidades que achei melhor (pôr sempre menos e ir retificando). Bati tudo até ficar uma mousse homogénea. Está pronta a ser servida.
Quando a “empratarem”, coloquem os biscoitos de gengibre grosseiramente partidos no fundo da taça onde vão servir a mousse e depois encham com o preparado. Por fim, e se gostarem, polvilhem com canela.
Dicas:
- A base crocante pode ser substituída por outro tipo de bolachas, granola ou frutos secos;
- Para que a base fique estaladiça, deve ser feita logo antes de ser degustada, pois se ficar muito tempo vai absorver a humidade da mousse e ficar mole;
- Se não gostarem destas especiarias usem outras;
- O agave pode ser substituído por mel e usado conforme a quantidade de doce que queremos atribuir à mousse;
- O puré de abóbora pode ser usado para sopa: adicionam um bocadinho de água e retificam os temperos;
- Finalmente, não digam logo que é mousse de abóbora para não afastar aqueles céticos que só de saberem quais os ingredientes nem chegam a provar (risos).
E…
Já para a mesa que o último a chegar é um cabeça de abóbora.
Comentários
Enviar um comentário