E quanto se junta o gosto de cozinhar com o gosto de agradar os comensais, o banquete é elevado a refeição e festa!
Na minha casa, dia feliz é aquele em que faço hambúrguer para o almoço ou jantar. Recebo tantos elogios e juras de melhor mãe do mundo, que quase me fazem perder a noção que são apenas incentivos para me esmerar na preparação.
Eu também gosto muito de hambúrguer e prefiro a versão no pão do que a do prato. É mais teatral e a combinação de todos os sabores numa só dentada fazem-me apreciá-lo ainda mais. Não tendo nada contra os hambúrgueres do super ou mesmo os mais abrangentes das cadeias de comida rápida, prefiro fazê-los em casa, sabendo o que levam e, acima de tudo, adaptando-os ao gosto de cada um.
Aqui a receita rígida, ou melhor, a igual para todos, é a própria carne. Tudo o mais passa pela criação, gosto pessoal e combinações que podem ser improváveis, mas que resultam na perfeição para quem as faz e, principalmente, quem as come. Como diz a Cátia Goarmon: “A comida é como a vida, sabe melhor se for à nossa maneira”.
Vamos lá então: numa picadora triturei um peito de frango, pimentos assados, meia cebola, coentros, paprica fumada, cominhos, sal, pimenta preta e um ovo inteiro. Se a massa ficar muito húmida, acrescentem uma fatia de pão e voltem a triturar.
Depois, num tabuleiro de ir ao forno e forrado com uma folha de papel vegetal, moldei os hambúrgueres. Costumo fazê-los do tamanho do pão (a olho ou com a ajuda de uma forma). Depois levei-os ao frigorífico durante meia hora. Este passo, não sendo essencial na receita, faz a diferença na textura final.
Podem fritá-los numa frigideira ou então, se preferirem reduzir a gordura, façam-nos no forno (mais ou menos 13 minutos a 200 graus). Foi assim que fiz. E agora começam as variantes:
Num coloquei queijo roquefort, o outro foi só a carne. No tabuleiro coloquei duas fatias de bacon para assar e ficarem crocantes. Para compor os hambúrgueres tinha alface, tomate, cebola, pickles, abacate, manga e bacon. Cada um escolheu os ingredientes que mais gostava e compôs o seu hambúrguer. Fica a sugestão que podem sempre adaptar com os vossos ingredientes preferidos. Tudo está certo!
E…
Já prá mesa que hoje anoitece mais cedo.
Comentários
Enviar um comentário