Quantas e quantas vezes ouvimos esta célebre expressão quando levamos à boca um bocado do mais doce e suave pecado da gula! Sabem do que estou a falar? Do chocolate, é claro. Mas sabem que mais? Tal acusação é falsa! O chocolate não processado, o que contém maior quantidade de cacau, é na verdade um alimento rico em:
- Magnésio, Ferro, Crómio, Teobromina e outros antioxidantes. O cacau também contém importantes micronutrientes como o manganes e o zinco. Mas uma das grandes vantagens do consumo de cacao é a presença de triptofano, uma substância precursora da serotonina, a responsável pelo nosso 'bom humor'.(por Nádia Brazão, Nutricionista no Plano D, mas se tiverem curiosidade podem procurar mais informação na internet).
E então Mafalda? É só esta a tua defesa do chocolate pecaminoso! Sim, porque este chocolate não só vos fará bem ao corpo como vos preencherá a alma. Depois disto, não vão querer outra coisa!
Derretam, em banho-maria, 200 gramas de chocolate com 70% de cacau. Se quiserem chocolate mais doce, usem o de 50%. Quanto menos percentagem de cacau mais doce será. Depois de derretido, estendam-no sobre um tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal e, com a ajuda de uma espátula, espalhem-no de forma a ficar uma camada fina. Ainda quente, polvilhem-no com sementes de abóbora, sementes de girassol e amêndoa picada grosseiramente. Por fim, adicionem arandos secos bem cortados. Podem alterar as sementes e os frutos secos ao vosso gosto, bem como adaptar a fruta desidratada àquela que mais gostarem (tâmaras, ameixas, damascos…).
Levem ao frigorífico até solidificar e depois partam aos bocados, do tamanho que quiserem. O chocolate vai sair muito facilmente do papel vegetal. Se não sair, é porque precisa de mais tempo de frio.
E porque amanhã é dia de Páscoa, cumpre-se a tradição e come-se chocolate do bom e à vossa maneira. Amanhã é também dia do meu Vasco fazer uma mão cheia de anos. E este menino (do meu coração) é o meu maior ajudante na cozinha. Aqui está ele com a arma do crime.
Vá! “Já prá mesa” senão o chocolate vai derreter!
Comentários
Enviar um comentário