Sim! Sim, conta. E não. Não mudou a rubrica desta página; continua a ser sobre comida.
Quem é que nunca pensou que tinha um polvo que daria para 10 pessoas e afinal, depois de cozinhado, com sorte, deu para duas?
Foi com base nesta realidade que me decidi a fazer polvo panado com coco e farelo de aveia numa cama de abacate e limão. E sabem? Para evitar de antemão as deceções, escolhi polvos pequeninos. Foi uma forma literal de minimizar a desilusão. E sabem? Ficou tão saboroso que eu própria fiquei surpreendida!
Então vamos lá saber como é que se prepara.
Cozi, durante meia hora e com a panela tapada, os polvinhos congelados com alho, louro, raspa de limão e um fundo de água. Não é preciso muita porque depois o polvo liberta a sua própria água.
Também não é preciso sal. Podem fazer a cozedura com um dia de antecedência ou mesmo de manhã se for para cozinhar à noite ou então tudo de seguida.
Depois parti os polvos em quartos, opção pessoal que pode ser alterada conforme a vossa preferência.
Entretanto, coloquei óleo de amendoim a aquecer numa frigideira funda. Enquanto aquecia, bati dois ovos (num prato) e coloquei o farelo de aveia misturado com o coco, sal e pimenta num outro prato.
A linha de montagem é a seguinte: envolver o polvo no ovo, depois envolver no farelo e de seguida colocar no óleo (que tem de estar quente). Esperar até que o polvo fique dourado e retirar para um prato com papel absorvente para retirar o excesso de gordura.
Enquanto o polvo arrefecia, esmaguei com um garfo dois abacates maduros, temperei com raspa e sumo de limão, sal e pimenta preta (tudo a gosto).
Para servir, podem colocar numa travessa o puré de abacate e por cima os bocadinhos de polvo. Salpiquem com flor de sal e tabasco, que (acho) vão lindamente nesta combinação.
Dica: podem substituir o polvo por lulas, o farelo por pão, o coco por malaguetas, enfim… Como sempre sintam-se à vontade para criar os vossos pratos preferidos.
E “já para a mesa” que hoje a minha mãe faz anos e gosta que estejam todos sentados.
Comentários
Enviar um comentário