Desculpem-me caros leitores por este título provocador, mas foi a melhor forma que encontrei para vos chamar a atenção para esta combinação tão deliciosa. Esbarrei numa receita de bolo de abacate que, caso não saibam, é dos bolos mais tradicionais da nossa ilha, lado a lado com o de anona ou mesmo o de banana. Coisas tão simples mas que fazem parte da nossa gastronomia.
Muita comida dos “antigos” tem o dom de manter-se atual e, quando se moderniza, torna-se espirituosa e entra pela porta da frente na categoria das comidas saudáveis. Toda a gente conhece os benefícios do abacate, fruto sempre presente para quem quer ter uma alimentação/dieta saudável. Muito resumidamente: é rico em gordura boa do tipo monoinsaturada, como o ómega 3, fibras, antioxidantes, magnésio, ácido fólico e vitaminas.
Para além da curiosidade de experimentar, fiz este bolo porque adoro estar ao ar livre; na praia, em piqueniques na serra ou num simples convívio num jardim. Adoro! Normalmente levo comida e quase nunca levo doces, porque derretem ou podem estragar-se se tiverem creme, ou mesmo porque levar um bolo acaba por não ser prático.
Lá pus a mão na massa. Como é uma receita de bolo, vou dar-vos as quantidades corretas, mas antes disso já podem ligar o forno a 120.º graus. Ingredientes: dois abacates (os meus eram pequenos), quatro ovos, 70 ml. de óleo de amendoim, 100 gr. de açúcar mascavado, 250 gr. de farinha de trigo integral, uma colher de chá de fermento em pó, uma colher de chá de baunilha em pó e raspa de um limão.
Coloquei todos os ingredientes na bimby, exceto a farinha e o fermento. Se não tiverem a bimby, coloquem-nos numa batedeira e batam tudo muito bem, até ficarem todos incorporados, formando uma massa líquida. Depois, juntar a farinha e o fermento e voltar a bater até obter uma massa, desta vez, densa.
Eu usei formas de silicone, que evitam que tenha de usar mais gordura para untar e garantem que os queques não colam, mas se não as tiverem podem untar com margarina e polvilhar com farinha. Verter o preparado para as formas e levar ao forno durante 20 minutos (este tempo é indicativo).
Deixem arrefecer porque queques quentes dão dor de barriga.
Quando arrefecerem estão prontos para comer, levar, partilhar, guardar para o dia seguinte ou então comer tudo de uma vez.
Vá! Já prá mesa que o último a chegar come o caroço do abacate.
Comentários
Enviar um comentário